“Foi o semestre mais legislativo da história”, diz Wellington Dias

Senador defendeu que o semestre tenha o mesmo ritmo, pois as mobilizações demonstram que a pauta ainda é extensa

Wellington Dias | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O senador Wellington Dias avaliou o semestre de trabalho no Congresso Nacional e avaliou que esse foi o período de maior atividade legislativa no parlamento na história do Brasil. Ele ressalta os vários projetos discutidos e votados que mudaram o Brasil. ?Foi o semestre mais legislativo da história do Brasil. Nunca antes na história desse país, como diria Lula, tivemos a aprovação de projetos tão importantes, como alterações na Constituição, leis complementares que mexeram com a economia, a área dos direitos humanos, a área social e com os três Poderes?, destacou Wellington.

O líder do PT no Senado mencionou como exemplos a PEC das domésticas e sua regulamentação, várias medidas provisórias, como a que dará auxílio aos prejudicados pela seca (MPs 610/2013 e 611/2013), e a destinação dos royalties do petróleo para investimentos em educação e saúde.

?Projetos que estavam nas gavetas, alguns há 40 anos, nós tivemos a coragem de votar. O Congresso Nacional também foi junto em um projeto ousado com a presidenta Dilma. Estivemos juntos para fazer mudanças nas áreas de energia, aeroportuária, rodoviária, comunicações e agora fechando com o envio do marco regulatório da mineração, royalties do petróleo e gás?, explicou.

Além dos projetos listados pelo senador piauiense, também foram aprovados no Senado o novo modelo de distribuição dos recursos do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e o projeto que torna hediondo o crime de corrupção (PLS 204/2011).

Segundo Wellington, foi fundamental a aprovação do Simples Nacional para a advocacia; a exigência de ficha limpa para servidores públicos; a mudança na gestão dos direitos autorais; a responsabilização de empresas por corrupção; o atendimento integral pelo Sistema Único de Saúde (SUS) às vítimas da violência sexual; a ampliação dos meios de participação popular no processo legislativo; e o Estatuto da Juventude.

Regras mais favoráveis para impulsionar as Zonas de Exportação (ZPEs), a redução do número de suplentes de senador, a tipificação penal de organização criminosa e a criação do Sistema Nacional de Combate à Tortura também foram aprovados pelos senadores este semestre.

Três matérias ficaram na ordem do dia para serem votadas depois do recesso parlamentar, em agosto: a PEC 10/2013, que extingue o foro privilegiado para parlamentares e outras autoridades; o Plano Nacional de Educação, adiado a pedido do Executivo; e o passe livre para estudantes de todo o país. ?Temos a obrigação de prosseguir no segundo semestre no mesmo ritmo, pois as mobilizações demonstram que a pauta ainda é extensa. Temos de tratar de temas que as ruas estão exigindo como a Reforma Política, a política das comunicações, a nova política tributária, pois podemos e iremos avançar ainda mais?, concluiu Wellington.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES