Folha e Estadão elogiam ação da OAB pelo fim das doações ocultas

A decisão do Supremo foi tomada em ação ajuizada.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os jornais "Folha de S.Paulo" e "O Estado de S. Paulo" publicaram recentemente editoriais elogiando a decisão do STF de proibir doações ocultas a candidatos políticos. A decisão do Supremo foi tomada em ação ajuizada pela OAB Nacional, que questionou a constitucionalidade do dispositivo incluído na minirreforma eleitoral do Congresso.

Segundo a Folha, que publicou editorial nesta terça-feira (17), a falta de transparência sobre o financiamento é danosa para a democracia. "Os eleitores têm direito de apoiar os postulantes com os quais se identificam, mas as doações precisam ser feitas à vista de todos –tanto para que se saiba quem secunda determinada candidatura como para que seja mais fácil fiscalizar a atuação do político", afirma.

Para o Estadão, as eleições e, portanto, também a origem das doações devem ser transparentes. "Uma democracia exige a possibilidade de controle pela sociedade – o 'accountability' inglês. E a origem do dinheiro da campanha de cada candidato é uma informação relevante – tanto para o cidadão, que tem o direito de verificar quem está bancando cada político, quanto para o combate à corrupção eleitoral, como bem lembrou o STF", afirma.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES