Franzé Silva cobra explicações do FNDE sobre ‘escolas fake’ no Piauí

O deputado Franzé Silva (PT) apresentou requerimento solicitando informações ao presidente do FNDE, Marcelo Ponte.

Franzé Silva | Thiago Amaral / Alepi
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Franzé Silva (PT), apresentou, nesta quarta-feira (6), requerimento direcionado ao presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Ponte, solicitando o cronograma de desembolso do Fundo sobre a construção de escolas anunciada pelo órgão no Piauí.

Em abril deste ano, a imprensa nacional noticiou que o FNDE – órgão controlado pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP), autorizou a construção de 52 escolas no Piauí, abandonando 99 obras de colégios, creches e quadras poliesportivas que estavam em andamento no Estado – caso que ficou conhecido como ‘escolas fake’.

Deputado estadual Franzé Silva (Thiago Amaral)

“Nós vamos exigir que o FNDE cumpra com o Piauí o que está estabelecido dentro do seu cronograma. Se eles estão querendo fazer escolas, que essas escolas aconteçam. Não pode é fazer uma enganação com o povo do Piauí, só por conta de uma eleição”, pontua Franzé, questionando se o anúncio das obras não passaria de um “engodo eleitoral”.

“São escolas no patamar de R$ 8 milhões, mas que eles empenharam R$ 200 mil. Isso parece uma ilusão eleitoral. Nós estamos solicitando que o FNDE cumpra com o Piauí os investimentos prometidos. Não queremos, mais uma vez, ver obras paradas. São 99 obras de escolas no Piauí que estão, hoje, com um empenho muito inferior ao que seria necessário para viabilizá-las”, observa o deputado.

 Franzé Silva acrescenta que “o Ministério Público Federal já solicitou informações ao FNDE, através de uma ação no Tribunal de Contas da União. O que o Estado e a Assembleia Legislativa do Piauí querem saber é o cronograma de desembolso dessas escolas, para que possamos mostrar se são reais ou se são ilusórias, se são ou não apenas uma ilusão eleitoreira”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES