Franzé Silva, do PT, é eleito o novo vice-presidente da Assembleia do Piauí

O parlamentar foi eleito por 25 votos dados por seus pares, para assumir o segundo cargo mais importante da Mesa Diretora do Parlamento Piauiense.

Franzé Silva, do PT, é eleito o novo vice-presidente da Assembleia | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado estadual Franzé Silva (PT) foi escolhido, nesta quarta-feira (27), em sessão especial, novo 1° vice-presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). O parlamentar foi eleito por 25 votos dados por seus pares, para assumir o segundo cargo mais importante da Mesa Diretora do Parlamento Piauiense.

Franzé Silva, que até então era 3° vice-presidente da Mesa e ocupará a 1ª vice-presidência após a ex-deputada Flora Izabel deixar a Alepi para assumir como conselheira do TCE-PI, destaca que vai atuar para dar celeridade aos projetos que visem ao desenvolvimento social, econômico e melhoria de vida da população.

“É uma grande honra ser escolhido para essa importante função, que traz grandes desafios e responsabilidades. Nosso foco continuará sendo o de ajudar nosso Estado a crescer, se desenvolver social e economicamente, buscando, através do diálogo e equilíbrio, projetos que deem mais dignidade para nosso povo”, pontua Franzé.

Petista Franzé Silva assume a vice-presidência da Alepi (Foto: Divulgação)

Competências do vice-presidente

De acordo com o Regimento Interno da Alepi, ao vice-presidente incumbe substituir o presidente em suas ausências e impedimentos e exercer funções delegadas pelo presidente. O vice terá, portanto, competências designadas à presidência, tais como presidir as sessões; decidir questões de ordem e reclamações; designar Ordem do Dia das sessões; distribuir matérias às Comissões; retirar proposições da Ordem do Dia; despachar requerimentos; determinar arquivamento ou desarquivamento de requerimentos e proposições; entre outras.

Quem é Franzé Silva

Francisco José Alves da Silva (Franzé Silva) nasceu em Buriti dos Lopes. Formado em Ciências Contábeis pela UFPI, é filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) desde sua fundação. Disputou, pela primeira vez, o cargo de deputado estadual em 2018, sendo eleito com 31.526 votos. Atuou como contador; foi diretor do Jornal da Manhã; auditor fiscal da Prefeitura de Teresina. Em 2003, assumiu a Diretoria Administrativa e Financeira da Secretaria de Estado da Educação do Piauí. Nesse mesmo ano, atuou na Comissão que criou a Controladoria-Geral do Estado do Piauí. Foi superintendente de Despesas da Secretaria de Estado da Fazenda do Piauí (2004 a 2009); secretário de Estado da Fazenda do Piauí (dezembro de 2010 a abril de 2011); e secretário de Estado da Administração e Previdência do Piauí (de janeiro de 2015 a março de 2018).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES