Futura chanceler argentina diz que parceria com Brasil vai continuar

Declaração foi dada após uma reunião com o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, neste domingo (26).

Futura chanceler argentina diz que parceria com Brasil vai continuar | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A futura chanceler da Argentina, Diana Mondino, encontrou-se com o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, em Brasília, no domingo (26). Após a reunião, em uma entrevista a jornalistas, Mondino afirmou que a parceria entre Argentina e Brasil continuará.

"Repito o que já disse muitas vezes na Argentina: uma coisa é a crítica à ideologia, outra é à pessoa. Isso é totalmente diferente. Temos que separar Estado, governo e pessoas. Nossa parceria melhorará e será retomada o mais rápido possível", destacou a chanceler.

Mondino enfatizou que Argentina e Brasil são "países-irmãos". Segundo o Palácio Itamaraty, a futura chanceler entregou um convite para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participe da posse. "Convidamos todos os presidentes da região e também muitas pessoas que manifestaram interesse e apoio na Argentina. A relação será excelente com todos", afirmou Mondino.

Mondino confirmou que conversou com Mauro sobre a importância do acordo entre Mercosul e União Europeia, como adiantou o Itamaraty mais cedo.

A futura chanceler disse que, até o momento, o novo governo não identificou qual seria a “vantagem” de ingressar no Brics, bloco de economias emergentes que reúne Brasil, Índia, China, Rússia e África do Sul.

Já o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, classificou a reunião como excelente e sinalizou que vai verificar a possibilidade do presidente Lula ir à posse de Javier Milei.

“A conversa foi excelente. Creio que a principal mensagem é que somos 'países-irmãos' e que vamos seguir sendo. Temos que trabalhar muito juntos para podermos fazer crescer os dois países”, argumentou Vieira.

Mauro Vieira afirmou que apresentará a Lula no final desta tarde o convite trazido pela futura chanceler de Milei. “Depois veremos quais são as possibilidades”, disse Vieira.

Viera afirmou confiar na manutenção da relação entre os dois países. De acordo com o Itamaraty, a reunião foi acompanhada pelos embaixadores do Brasil em Buenos Aires, Julio Bitelli, e da Argentina em Brasília, Daniel Scioli.

A escolha de Mondino para as relações exteriores foi anunciada por Milei na última segunda-feira (20). O nome dela está entre as primeiras indicações feitas pelo presidente eleito da Argentina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES