Garibaldi Alves diz que disputa presidência do Senado Federal

Wandier defende que o mandato que termina em janeiro elegeu Renan Calheiros

Avalie a matéria:
Garibaldi diz que disputa presidência do Senado | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), será candidato ao posto novamente. Ele ocupa o cargo desde dezembro de 2007, quando substituiu Renan Calheiros (PMDB-AL) - que renunciou para não ser cassado por falta de decoro parlamentar.

Garibaldi disse, na sexta-feria (12), que decidiu disputar a vaga depois de consultar juristas para saber se há impedimento ao fato de pleitear a presidência numa mesma legislatura. O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Francisco Rezek e o jurista Luiz Rodrigues Wandier opinaram que, como ele exerceu um mandato tampão, está liberado para disputar.

No seu parecer, Wandier defende que o mandato que termina em janeiro elegeu Renan Calheiros e não Garibaldi, que como tal não figurou como candidato na sessão preparatória de eleição da atual Mesa Diretora.

?Vou pleitear na bancada a minha candidatura?, disse o senador, tido hoje como único nome capaz de unir a maioria dos 20 senadores do partido. Seu nome deverá ser submetido à bancada do PMDB, em reunião na quarta-feira.

Outro fator que estimulou sua candidatura foi a decisão do senador José Sarney (PMDB) de não concorrer. ?Na eventualidade de Sarney não estar disputando, eu me senti livre para fazê-lo?, afirmou. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES