General Braga Netto vai à CPMI do 8 de Janeiro na próxima terça-feira, 19

A CPMI emitiu dois ofícios confirmando a convocação de Braga Netto

General Braga Netto deve ir à CPMI na próxima semana | Marcello Casal Jr./Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado Arthur Oliveira Maia, que lidera a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro, anunciou que a comissão planeja ouvir o depoimento do ex-ministro da Defesa e da Casa Civil, General Walter Braga Netto, na próxima terça-feira, dia 19. A convocação de Braga Netto foi aprovada em junho, e alguns parlamentares da base do governo o acusam de liderar esforços para questionar o resultado das eleições de 2022 e impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Braga Netto foi candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro nas eleições.

A senadora Ana Paula Lobato, autora de um dos requerimentos para a convocação, destacou que os eventos de 8 de janeiro representam a culminação de várias situações em que membros do governo Bolsonaro desafiaram a ordem legal e democrática. Ela enfatizou a importância do general esclarecer seu envolvimento direto ou indireto nesses acontecimentos.

A CPMI emitiu dois ofícios confirmando a convocação de Braga Netto, um deles direcionado ao general, garantindo seu direito de não responder a perguntas para evitar a autoincriminação, e o outro ao comandante do Exército, general Tomás Miguel Ribeiro Paiva, solicitando assistência urgente para cumprir a convocação.

O presidente da CPMI, Arthur Maia, também anunciou que a comissão só aprovará novos depoimentos se incluírem o comando da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP). A oposição acusa o governo de desmobilizar a Força Nacional em 8 de janeiro, mesmo ciente do risco de eventos golpistas, enquanto o governo argumenta que a Força Nacional só pode ser acionada mediante pedido do governo do Distrito Federal, que não ocorreu.

Maia enfatizou que as comissões de inquérito são ferramentas importantes para a atuação da minoria parlamentar e que os pedidos da oposição devem ser considerados. Ele informou que a senadora Eliziane Gama, relatora da CPMI, e o senador Randolfe Rodrigues, líder do governo no Congresso, estão trabalhando para chegar a um acordo nesse sentido.

Além disso, a CPMI ouviu o depoimento do general Gustavo Henrique Dutra, ex-comandante do Comando Militar do Planalto, sobre seu papel na manutenção do acampamento em frente ao quartel-general do Exército, que serviu como ponto de partida para os eventos de 8 de janeiro. Arthur Maia comentou que permitir a continuidade dos acampamentos foi um erro, mas o Exército, em última instância, atuou para preservar a democracia.

Outros depoimentos programados incluem o do subtenente Beroaldo José de Freitas Júnior, da Polícia Militar do Distrito Federal, que participou da defesa do prédio do Congresso Nacional e foi agredido por invasores. A comissão ainda discute a prorrogação de seus trabalhos, considerando que já foi estabelecido um prazo estendido de seis meses para sua atuação, que é o prazo usual para comissões de inquérito após prorrogação. (Com informações da Agência Senado)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES