General diz que Lula determinou isolamento e prisão de bolsonaristas

Em seu depoimento na CPI dos Atos Antidemocráticos, general diz que, por telefone, Lula determinou isolamento do acampamento e prisão de bolsonaristas.

Atos Antidemocráticos | Marcelo Camargo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ex-chefe do Comando Militar do Planalto (CMP), o general Gustavo Henrique Dutra de Menezes, disse nesta quinta-feira, 18, que após os ataques antidemocráticos de 8 de janeiro, quando houve a invasão e depredação das sedes dos Poderes, teve uma conversa com o presidente Lula (PT)por telefone. Durante depoimento na CPI dos Atos Antidemocráticos, na Câmara dos Deputados, o general contou que Lula determinou a prisão imediata dos bolsonaristas que retornaram ao acampamento em frente ao Quartel-General do Exército.  

"[Falou que] Se nós entrarmos agora, podemos terminar essa noite com sangue. O presidente Lula, eu tenho uma admiração pela inteligência emocional dele, disse que seria uma tragédia e falou para isolar a praça [dos cristais] e prender todo mundo amanhã [dia 9 de janeiro]", declarou o general.

Dutra disse ainda que o diálogo com o presidente foi intermediado pelo general Gonçalves Fias que, na ocasião, era chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).  Durante o depoimento, o general afirmou ainda que decidiu fazer a ligação após Ricardo Cappelli, interventor da Segurança Pública no Distrito Federal, afirmar que haveria a desmobilização do acampamento ainda na noite do dia 8 de janeiro.

"Resolvi ligar para o Gonçalves Dias e disse que a situação era grave, e que teria uma operação sem o planejamento adequado. Ele passou o telefone para o presidente", disse o general Dutra, afirmando ainda que o Exército tinha uma "estratégia indireta" de desmotivar a presença dos bolsonaristas no acampamento em frente ao Quartel-General.

"Nenhuma instituição que tinha a obrigação ou poder de dizer que aquele acampamento era ilegal o fez. Nós resolvemos estabelecer uma estratégia indireta para desmobilizar o acampamento. Desde o inicio, estabelecemos regras, limitamos os acessos e a logísticas", afirmou Dutra. Ele relatou ainda que se não houvesse o lamentável 8 de janeiro, o acampamento acabaria naturalmente.

O ex-chefe do Comando Militar do Planalto disse que o Ministério Público Federal e o Militar não deram ordem judicial para desmontar o acampamento. "Trataram as ilegalidades que aconteceram no acampamento, como furto de energia, de água, comércio ilegal", afirmou ao relatar que essas ilegalidades foram combatidas pelo Exército. Em dezembro de 2022, o general afirma que um militar foi orientado a ir até o acampamento e incentivar os bolsonaristas a "passarem o Natal em casa". Para Dutra, o acampamento acabaria naturalmente, se não fossem os atos do dia 8 de janeiro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES