General diz que recebeu ordem para impedir PM de retirar acampamento golpista

Militar Gustavo Henrique Dutra afirmou que operação continuou sendo feita pelo Exército e que ação da PM gerou ‘clima tenso’ na praça dos cristais

General diz que recebeu ordem para impedir PM de retirar acampamento golpista | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O general Gustavo Henrique Dutra revelou que em 29 de dezembro recebeu uma ligação do então comandante do Exército, general Freire Gomes, ordenando que a Polícia Militar interrompesse a desmobilização do acampamento montado por apoiadores do presidente Bolsonaro após as eleições de 2022. Essa ação tinha o objetivo de evitar confrontos nos dias que antecediam a posse.

A declaração foi dada durante depoimento do general à CPI mista que investiga os atos golpistas de dia 8 de janeiro. O general respondia aos questionamentos da relatora da comissão, senadora Eliziane Gama (PSD-MA).

"O comandante do Exército estava acompanhando, viu que o clima na praça havia ficado mais tenso. Ele me perguntou o que estava acontecendo, eu expliquei para ele o que estava acontecendo e ele determinou que a operação fosse cancelada com a presença da PM e continuasse somente com o Exército, como estava previsto”, afirmou o militar.

O general Gustavo Henrique Dutra desempenhou a função de chefe do Comando Militar do Planalto (CMP) durante os acontecimentos dos ataques de 8 de janeiro, sendo responsável pelo Quartel General do Exército em Brasília durante os acampamentos montados por apoiadores do presidente Bolsonaro após as eleições de 2022.

A atuação do Exército durante esse período foi alvo de críticas devido ao tempo que levou para desmobilizar o grupo. Isso se deveu em parte ao fato de que alguns dos indivíduos que invadiram as sedes dos três poderes em 8 de janeiro estavam abrigados no acampamento. Além disso, muitos dos criminosos retornaram para o acampamento após os ataques. Naquela data, o Exército estabeleceu um cordão de isolamento que impediu que a Polícia Militar chegasse ao local.

À CPMI, o general disse que a ligação do comandante ocorreu três dias antes da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), quando o movimento na praça dos cristais teria aumentado consideravelmente. De acordo com o militar, na semana entre o Natal e o ano novo, o movimento no acampamento estava entre 300 e 400 pessoas por dia. No entanto, naquele dia 29 de dezembro, o fluxo chegou a mil manifestantes.

"Houve um fluxo fora do normal para aquele período de pessoas na praça. Quando o DF Legal iniciou a sua atuação, ele realmente foi muito mal-recebido e foi hostilizado pelos manifestantes que ali estavam", afirmou o general.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES