General Heleno confirma depoimento na CPI dos atos antidemocráticos

Chefe do GSI no governo Bolsonaro deverá ser ouvido na CPI da Câmara Legislativa do DF no dia 19

General Heleno deve comparecer à CPI na próxima quarta-feira (19) | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), no governo Bolsonaro, General Augusto Heleno, confirmou que comparecerá à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), para depor na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga dos atos antidemocráticos ocorridos em Brasília no dia 08 de janeiro de 2023 e em 12 de dezembro de 2022.

O presidente da CPI deputado Chico Vigilante (PT) informou que a presença do ex-chefe do GSI estava marcada para ocorrer no mês de maio, mas que o próprio general solicitou a antecipação de seu depoimento, por conta de conflito de agenda.

A antecipação do depoimento do General Heleno modificou o cronograma que a CPI havia divulgado no início do mês de abril com os próximos convocados para oitivas. Entre os convocados está o General Dutra, que era o responsável pela segurança do palácio do planalto no dia 08 de janeiro e que teve sua exoneração publicada no Diário Oficial nesta quarta-feira. Veja o cronograma dos próximos depoimentos:

  • 13 de abril: Joveci Andrade, empresário suspeito de financiar o acampamento no Quartel-General do Exército, em Brasília;
  • 19 de abril: general Augusto Heleno Ribeiro Pereira
  • 27 de abril: coronel Cintia Queiroz de Castro
  • 4 de maio: Adauto Lúcio Mesquita
  • 11 de maio: coronel Fábio Augusto Vieira; ex-comandante-geral da PM;
  • 18 de maio: general Gustavo Henrique Dutra de Menezes, ex-chefe do Comando Militar do Planalto
  • 25 de maio: José Acácio Serere Xavante, indígena preso em 12 de dezembro, dia de ataques à sede da Polícia Federal, em Brasília.

CPI DOS ATOS ANTIDEMOCRÁTICOS

A CPI dos atos antidemocráticos na Câmara Legislativa do Distrito Federal foi instalada no dia 18 de janeiro de 2023, 10 dias após o ataque aos três poderes ocorrido no dia 08 de janeiro. Além de investigar o ataque aos três poderes ocorrido no dia 08 de janeiro, a CPI também investiga os ataques ocorrido em Brasília no dia 12 de dezembro de 2022, que atacou em especial a sede da Polícia Federal.    



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES