General Silva e Luna diz que Petrobras “não pode fazer política partidária”

Silva e Luna foi demitido após semanas de embate com o presidente, desde que a Petrobras fez mega-aumento no preço dos combustíveis

General Silva e Luna | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

MARIANNA HOLANDA

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS)  

Demitido por Jair Bolsonaro (PL), o presidente da Petrobras, general Silva e Luna, disse nesta terça-feira (29) que a empresa não pode fazer "política partidária", e que não há lugar para aventureiro nela.

Leia Mais

Em palestra no STM (Superior Tribunal Militar), ele disse ainda que "é difícil para a cabeça de muita gente" entender o papel da estatal e que já explicou para "autoridades de alto nível" a política de preços, mas que elas entram no "lado emocional" e questionam o motivo de ele não poder fazer política pública na Petrobras.

Silva e Luna foi demitido na segunda-feira (28), após semanas de embate com o presidente, desde que a Petrobras fez mega-aumento no preço dos combustíveis no começo de março. Bolsonaro se queixava publicamente da estatal.

O general defendeu mais de uma vez a PPI (preço de paridade internacional), que o próprio presidente já tentou defendeu mudar, e disse que "não há lugar para aventureiro" na Petrobras.

"A empresa é fiscalizada por mais de duas dezenas de órgãos de fiscalização e controle e possui uma robusta governança em conformidade e sustentabilidade. Não há lugar para aventureiro dentro da empresa hoje, a não ser que mude a legislação", afirmou.

Entrará no lugar do general Adriano Pires, atual diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE).

General Silva e Luna foi demitido da presidência da Petrobras Foto: Agência Brasil 

Na manhã desta terça, apoiadores questionaram o presidente sobre a demissão no cercadinho do Palácio da Alvorada. O chefe do Executivo minimizou a troca, segunda no comando da estatal desde o início do governo.

"Foi coisa de rotina, sem problema nenhum", afirmou.

A saída de Silva e Luna repete a de Roberto Castello Branco, demitido em 2021 por Bolsonaro após a companhia anunciar o quarto aumento nos preços de diesel e gasolina no ano.

"É difícil para a cabeça de muita gente entender: 'Mas por que não faz isso?', 'comunica dessa forma', 'acho que está falhando na comunicação'. Não, a empresa não pode fazer política partidária. A empresa não pode fazer política pública, não pode, a lei que não permite", disse o general.

"Já conversei com autoridades de alto nível, conversando com a pessoa, explica isso aí, ele entende. Acaba de entender, está no racional, aí muda para o lado emocional e começa a perguntar: 'Mas por que não abaixa o preço do petróleo?

 Por que não coloca no sei o quê? Por que não faz política pública? Por que não faz não sei o que lá e tal?'. No meu caso específico, que vim de Itaipu e lá podia fazer política pública: 'Porque você lá fazia e agora não pode fazer isso aqui?'. Por causa disso, é lei", afirmou.

O general caiu nas graças de Bolsonaro por sua gestão à frente da Itaipu Nacional, e daí foi alçado ao comando da Petrobras.

Na prática, a troca na estatal só ocorrerá em duas semanas, na Assembleia Geral de Acionistas da empresa, quando o governo apresentar sua lista de representantes do conselho de administração.

Na relação, divulgada na segunda-feira pelo Planalto, não haverá o nome de Silva e Luna. O colegiado é responsável por definir o plano estratégico da companhia.

Segundo o comunicado do governo, o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, outro nome forte para comandar a estatal, ocupará uma cadeira no conselho junto com Adriano Pires. Landim foi indicado para presidente do conselho.

Após a posse dos novos conselheiros, Pires deverá ser conduzido à diretoria-executiva, assumindo o comando da empresa.

Os demais integrantes do conselho indicados pelo governo são: Sonia Villalobos, Luiz Henrique Caroli, Ruy Schneider, Marcio Weber, Eduardo Karrer e Carlos Eduardo Lessa Brandão.

Silva e Luna contava com apoio dos militares do governo, mas entrou no alvo de Bolsonaro e do presidente da Câmara,Arthur Lira (PP-AL).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES