Geraldo Alckmin toma posse no MDIC e promete lealdade a Lula

Desde a campanha, Alckmin teve um papel central no diálogo com empresariado e setores conservadores da indústria.

Geraldo Alckmin toma posse no MDIC e promete lealdade a Lula | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

SÃO PAULO, SP, E BRASÍLIA, DF (UOL-FOLHAPRESS) - Ao tomar posse como ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o vice-presidente Geraldo Alckmin reafirmou a lealdade ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

"Tenha em mim aquele em quem o senhor pode confiar sempre a primeira e mais árdua missão, porque é inabalável meu compromisso com o senhor, o seu governo e nosso país. Que venham dias de crescimento e justiça social", afirmou Alckmin.

Ele também declarou que a estabilidade política é fundamental para a economia. "Quando colocada em risco a democracia, a crise política acaba por fomentar terríveis crises econômicas", disse. "Na normalidade democrática é que o país pode crescer e se mostrar justo para o seu povo".

Geraldo Alckmin toma posse no MDIC e promete lealdade a Lula (Foto: Marcelo Camargo / Agencia Brasil)Ao longo de todo o discurso, Alckmin citou Lula e elogiou os governos anteriores do petista. "A nossa união não é episódica, de ocasião ou por uma eleição; a nossa união é por um país, por um povo e por seu direito de viver em um regime democrático e num país verdadeiramente produtivo", afirmou.

De todas as cerimônias de posse de ministros até o momento, essa foi a única que contou com a presença de Lula. Alckmin não foi a primeira escolha de Lula para a pasta. O petista conversou com Josué Gomes, presidente da Fiesp e filho do primeiro vice de Lula, José Alencar. Gomes chegou a viajar a Brasília durante a transição de governo para se reunir com Lula e tratar do tema, mas recusou o convite. Desde a campanha, Alckmin teve um papel central no diálogo com empresariado e setores conservadores da indústria.

Primeiro aceno ao centro que Lula fez ao firmar a chapa, o tucano histórico foi a grande surpresa e contribuição para a candidatura no início do ano. Alinhado e com a confiança do presidente, tornou-se coordenador da equipe de transição e é um dos nomes a despontar para a sucessão de Lula em 2026.

O discurso de Alckmin foi assistido por um salão lotado, e havia fila para entrar. Ao fim do evento, o vice-presidente foi cercado por pessoas que queriam tirar fotos com ele. Um homem chegou a desmaiar no meio da multidão, mas foi prontamente socorrido e retirado do local.

REFORMA TRIBUTÁRIA

MARIANNA HOLANDA E RENATO MACHADO BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Geraldo Alckmin (PSB) ainda ressaltou que a reforma tributária e a reindustrialização do país são fundamentais para a retomada do desenvolvimento do país. As falas aconteceram durante a cerimônia em que tomou posse como ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. 

Geraldo Alckmin toma posse no MDIC e promete lealdade a Lula (Foto: Marcelo Camargo / Agencia Brasil)"A reindustrialização é essencial para que possamos retomar o o desenvolvimento sustentável e que essa retomada ocorra sobre prisma o da justiça social", disse o vice-presidente e ministro durante a cerimônia.

Assim como outros ministros, Alckmin usou diversas vezes a palavra "reconstrução" e teceu críticas ao governo do presidente Jair Bolsonaro (PL). Em outro momento, o vice-presidente também defendeu a realização da reforma tributária -a qual classificou como fundamental- para atingir o desenvolvimento e para conseguir avançar uma política industrial contemporânea..



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES