Gestores desviaram R$ 60 milhões em 2 anos no Piauí

A iniciativa é do Ministério Público Federal

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Todos os anos, o Ministério Público Federal (MPF), em âmbito nacional, ajuíza centenas de ações de improbidade administrativa buscando resgatar valores desviados em esquemas de corrupção e afastar da vida pública os maus gestores do dinheiro público. No Piauí, entre 2010 e 2014, foram ajuizadas 415 ações dessa natureza.

Nas ações propostas somente no período de janeiro de 2013 a agosto de 2015, os procuradores calculam um prejuízo de aproximadamente R$ 60 milhões para a sociedade piauiense. 

Dinheiro que deveria ser utilizado na Saúde, Segurança e Educação, por exemplo, é desviado em esquemas que envolvem fraudes em licitação, acumulação ilegal de cargos públicos, contratação sem licitação, fraude em programas sociais, caixa dois, sobrepreço e outros ilícitos.

Apesar do esforço da instituição, apenas uma pequena parte desses recursos retornam aos cofres públicos em razão da atual legislação que ainda é tímida e pouco efetiva. 

Por isso, o Ministério Público Federal lançou nacionalmente a campanha “10 medidas contra a corrupção” (www.10medidas.mpf.mp.br). O objetivo é buscar apoio da sociedade para 10 propostas, agrupadas em 20 anteprojetos de lei que foram encaminhados ao Congresso Nacional, que tratam de medidas para o combate à corrupção e à impunidade. A meta da instituição é coletar 1,5 milhão de assinaturas e, assim, tornar possível a apresentação de um projeto de lei de iniciativa popular.

As 10 medidas buscam a prevenção à corrupção, transparência e proteção à fonte de informação; criminalização do enriquecimento ilícito de agentes públicos; aumento das penas e crime hediondo para a corrupção de altos valores; eficiência dos recursos no processo penal; celeridade nas ações de improbidade administrativa; reforma do sistema de prescrição penal; ajustes nas nulidades penais; responsabilização dos partidos políticos e criminalização do caixa 2; prisão preventiva para assegurar o dinheiro desviado e recuperação do lucro derivado do crime.

Todos os cidadãos que já possuem o título de eleitor podem participar, assinando as listas de apoiamento e também colhendo assinaturas para tornar possível a modificação da atual legislação. 

O único cuidado é fornecer todos os dados necessários, inclusive o número do título de eleitor. No ato da assinatura, caso o cidadão não esteja com o número do título é possível acessá-lo através do site do Tribunal Superior Eleitoral, no link:http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/titulo-e-local-de-votacao/consulta-por-nome.

As assinaturas para os Projetos de Lei de iniciativa popular devem ser encaminhadas fisicamente, não por meio digital. Após impressão e preenchimento, o formulário deve ser entregue em uma das unidades do MPF ou remetido fisicamente para para a unidade do Ministério Público Federal mais próxima.

O coordenador da Campanha no Estado, o procurador da República Tranvanvan Feitosa, destaca que essa iniciativa não tem qualquer vinculação partidária e que, na realidade, ela deve ser encarada como uma campanha de toda a sociedade brasileira. 

Para ele, é necessário a união de forças de todos que repudiam a corrupção e a impunidade para que a legislação seja modificada e os instrumentos de trabalho dos órgão de controle, como é o caso do MPF, se tornem efetivos.

Ele explica que é muito importante atingir a meta estipulada, já que mesmo que algum parlamentar proponha as medidas, as assinaturas são importantes como manifestação de apoio à aprovação no Congresso.

Pontos de recebimento das listas de assinaturas e cartas de apoio:

PR/PI Teresina 

Endereço: Praça Marechal Deodoro, S/N - Salas 302/603 - Centro - Edf. Ministério da Fazenda – Bairro: Centro Cep 64000-160 Telefone: (86) 3214-5915 - Fax: (86) 3214-5960 

PRM/Picos 

Endereço: Rua São Sebastião, 1105, Canto da Várzea CEP 64600-000 - Picos-PI Telefones: (89) 3415-4900 - Fax : (89) 3415-4905. Em Picos, firmaram parceria com o MPF para a coleta de assinaturas o Ministério Público Estadual, Justiça Federal, Fórum Estadual, Ministério Público do Trabalho e Defensoria Pública Estadual.

PRM/Floriano 

Endereço: Avenida Senador Dirceu Arcoverde, 636 Bairro: Irapuá l CEP: 64800-971 Telefone: (89) 99417-7574 

PRM/Parnaíba 

Endereço: Avenida Governador Chagas Rodrigues, 431 Bairro : Nossa Senhora de Fátima Telefone: (86) 3321-2650



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES