Gilmar Mendes afirma que TSE “sofreu assédio” do ministro da Defesa em 2022

Gilmar Mendes afirmou que o ministro da Defesa enviou diversas cartas à corte, com questionamentos sobre o sistema eletrônico de votação.

Ministro GIlmar Mendes | Carlos Moura/SCO/STF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), declarou nesta quarta-feira (8), que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sofreu "assédio" pelo então ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, do Exército, durante as eleições de 2022.

Gilmar participou de um almoço com parlamentares da Frente Parlamentar do Comércio e Serviços na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (8/11). A frente é liderada na Casa Baixa pelo deputado Domingos Sávio (PL-MG) e no Senado, por Efraim Filho (União-PB).

Na ocasião, afirmou que o ministro da Defesa enviou diversas cartas à corte, durante a gestão do ministro Edson Fachin na presidência do TSE,  com questionamentos sobre o sistema eletrônico de votação. De acordo com ele, ao assumir o tribunal, o ministro Alexandre de Moraes decidiu que não iria mais responder aos questionamentos.

"Temos que combater o abuso de poder, mas também temos que combater o esquecimento. Ali nós tinhamos o quê? Um general do Exército, ministro da Defesa, todo dia escrevia uma carta ao ministro Fachin. Todo dia, com dúvidas sobre as urnas eletrônicas. Não sei se ele já estava assessorado por hackers. Era algo doentio. Vivemos um cenário de assédio ao TSE. E não era por qualquer um, era pelo ministro da Defesa", disse Gilmar.

"Passamos por momentos bastante singulares nesses tempos. Não só por pessoas açodadas ou pelos patriotas no dia 8 de janeiro, mas por pessoas que tinham relevante papel institucional. Não podemos esquecer estes fatos. No 11 de janeiro, quando voltei de Portugal e visitei o Supremo, me fiz duas perguntas, que acho que todos temos que fazer... Quando vi toda aquela tragédia que se abatera no Supremo, que eu visito desde a década de 70. O que nós fizemos de errado para permitir que se produzisse isso? E a outra pergunta, o que podemos fazer para evitar que isso se repita?", declarou.

Gilmar completou afirmando que o movimento golpista não obteve resultado "graças a muitas coisas, mas graças sobretudo, à solitude da Justiça Eleitoral", completou Gilmar. 

Com informações do Correio Braziliense



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES