Gilmar Mendes cobra PGR sobre supostas irregularidades do governo Bolsonaro

Em junho do ano passado, o ministro do STF anulou uma decisão da Justiça Federal em Brasília que arquivou parcialmente essa apuração.

Gilmar Mendes cobra PGR sobre supostas irregularidades do governo Bolsonaro | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou mais uma vez que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifeste sobre a investigação de supostas irregularidades e omissões envolvendo integrantes do governo Bolsonaro durante a gestão da pandemia da Covid.

Em junho, Mendes anulou uma decisão da Justiça Federal em Brasília que parcialmente arquivou essa investigação, e estabeleceu que a PGR, com base no relatório produzido pela Polícia Federal, reavalie se existem indícios de crimes nas condutas de:

  • Jair Bolsonaro, ex-presidente;
  • Eduardo Pazuello (PL-RJ), ex-ministro da Saúde e deputado;
  • coronel Antonio Elcio Franco Filho, ex-número 2 do ministério;
  • Mayra Pinheiro, da ex-secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde;
  • Mauro Luiz Ribeiro, do Conselho Federal de Medicina;
  • Fabio Wajngarten, ex-secretário de Comunicação da Presidência da República

No fim de setembro, a então vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, enviou parecer ao Supremo defendendo que tivesse continuidade a apuração envolvendo Wajngarter por prevaricação e epidemia com resultado morte.

A PGR considerou que há indícios de suposta omissão do ex-secretário em informar à população sobre medidas para diminuir as chances de contrair Covid-19 e da campanha institucional de nome “O Brasil não pode parar”. Na época, a Procuradoria também defendeu o arquivamento de parte dos fatos envolvendo Bolsonaro.

Em decisão sigilosa do dia 19 de dezembro, Mendes devolveu o caso para nova análise da PGR. O ministro entendeu que é preciso que a Procuradoria se manifeste novamente, de forma conclusiva e detalhada, sobre a situação de cada um dos citados nos fatos.

Agora, a conduta dos integrantes do governo Bolsonaro será analisada pelo novo procurador-geral da República, Paulo Gonet. Não há prazo para isso.

As investigações começaram a partir das conclusões feitas pela CPI da Covid. São apontados crimes como epidemia com resultado morte, emprego irregular de verbas pública, prevaricação e comunicação falsa de crime.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES