Gilmar Mendes interrompe julgamento sobre réus na linha sucessória

O julgamento da ação começou no ano passado

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro Gilmar Mendes pediu mais tempo para analisar o processo e interrompeu nesta quarta-feira (1º) o julgamento no Supremo Tribunal Federal que decidirá sobre a possibilidade de réus ocuparem cargos na linha sucessória da Presidência da República.

Até o momento, há cinco votos para afastar da presidência da Câmara ou do Senado um parlamentar que responda a uma ação penal na Corte. Outros três ministros votaram somente para retirar esse parlamentar da linha sucessória, impedindo-o de, eventualmente, substituir o presidente.

O julgamento da ação começou no ano passado e chegou a ser formada maioria (6 ministros) pelo afastamento nesses casos.

Posteriormente, contudo, ao analisar o caso do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o ministro Celso de Mello ajustou o voto dele, para estabelecer que bastaria a exclusão da linha sucessória, sem afastá-lo do cargo. Seguiram Celso de Mello os ministros Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski.

A favor do afastamento do cargo já votaram Marco Aurélio Mello, Luiz Edson Fachin, Teori Zavascki, Rosa Weber e Luiz Fux. Faltam, agora, os votos de Gilmar Mendes e Cármen Lúcia, mas não há previsão para a retomada do julgamento.

RENAN CALHEIROS

Em dezembro, a mioria dos ministros decidiu derrubar o afastamento de Renan Calheiros da presidência do Senado, a partir da mudança no voto de Celso de Mello. Dias antes, o ministro Marco Aurélio havia decidido afastá-lo do cargo com base no entendimento anterior do STF

Ao final, Renan Calheiros, com réu, ficou impedido somente de ocupar a Presidência da República em caso de ausência de Michel Temer – Renan é o segundo na linha sucessória; o primeiro é o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES