Gincanas integram alunos de escolas públicas

Os professores das 23 escolas da 8ª Gerência Regional de Educação (GRE), situada na cidade de Oeiras, estão incentivando os alunos a interagirem

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os professores das 23 escolas da 8ª Gerência Regional de Educação (GRE), situada na cidade de Oeiras, estão incentivando os alunos a interagirem com o meio social e cultural. Um exemplo foi a realização de gincanas culturais com elevados níveis de pesquisa, conhecimento, exploração de descobertas e habilidades de cunho cultural, esportivo, intelectual e social, que aconteceu no final do ano passado naquelas escolas.

De acordo com a profª Luzia Alves Saldanha Maia, gerente da GRE, são projetos dinâmicos realizados nos últimos anos em que, cada uma das escolas, procura envolver seus alunos. ?São projetos inacreditáveis e que encantam aos olhos de quem os vê. O nosso professor faz com que nossos alunos interajam no meio social e cultural em que vivem, através de um trabalho sério e acima de tudo de resultados?, ressalta o profº Edgar Sousa, que relata a experiência em que os alunos exploraram temas como Cultura Afro-brasileira, desenvolvido pela Unidade Escolar Orlando Carvalho, enfocando a manifestação das diversas expressões, como resultado do desenvolvimento da cultura portuguesa e a indígena.

A atividade envolveu ainda, além de uma sala multifuncional equipada por técnicos da Seduc, a distribuição de cestas básicas nos bairros Barrocão, Soizão e Rodagem de Floriano, como parte social da atividade.

Outras escolas deram destaque para temas como ?Entre Contos e Memórias, Contando Minha História?, ?Oeiras - O Piauí Nasceu Aqui?, ?Luís Gonzaga: Uma Exaltação ao Nordeste?, ?Sua Gente e Sua História?, ?Os Meios de Comunicação e Suas Evoluções? ?Escola, Família e Sociedade: Todos pela Educação?.

Outras atividades também foram destaque como as do programa Qualiescola e a I Noite da Arte Moderna, realizada pelo Caic Professor Balduino Barbosa de Deus, que oferece, em especial, cursos profissionalizantes. Gincana Global é um projeto educacional, baseado em um intercâmbio entre Brasil e Holanda, que explora aspectos da cultura desses dois países multi-étnicos, como hábitos e costumes, arte, música, dança, linguagem e moda, entre outros.

O principal objetivo do projeto é fazer com que jovens brasileiros e holandeses aprendam mais sobre a cultura uns dos outros, e que possam, assim, refletir sobre a pluridade cultural existente no mundo, e sobre os papéis que eles devem desempenhar nas sociedades em que vivem, de maneira a contribuir para o respeito e o entendimento entre as pessoas e os diferentes povos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES