Governador apresenta propostas de investimentos na Alemanha

Proposta foca em políticas para a produção de água potável

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta sexta-feira (13), o governador Wellington Dias participou de reunião, em Frankfurt – Alemanha, com a cúpula do Banco Kreditanstalt für Wiederaufbau (KfW), que mantém investimentos para o desenvolvimento de projetos na América Latina. Na oportunidade, o governador apresentou aos representantes do banco alemão projetos para investimentos nas áreas de saneamento e abastecimento d’água.

O projeto apresentado pelo governador foca no desenvolvimento de políticas para a produção de água potável para consumo humano, produção e recarga de lençóis freáticos, tendo como área de atuação a região do semiárido.

O objetivo do Governo do Piauí é firmar contrato no valor de aproximadamente 150 milhões de euros voltados para investimentos infraestruturais de saneamento e abastecimento hídrico para municípios com menos de 15 mil habitantes.

Alguns dos pontos a favor do Piauí nesta negociação é o fato de o Estado ter conseguido absorver um dos menores impactos da crise no Brasil, além de possuir uma das menores taxas de desemprego do país.

“O planejamento é a chave para tirar o estado do atraso secular. O Piauí, atualmente, tem uma proposta diferenciada de outros estados brasileiros”, destacou o governador durante a apresentação.

A delegação piauiense destacou alguns índices fundamentais a serem analisados dentro da grade de critérios do banco. O objetivo do Governo é universalizar sistemas de abastecimento, aos moldes do trabalho desenvolvido através do Sistema Integrado de Saneamento Rural do Piauí (Sisar-PI), que possui uma forte aceitação nas comunidades do semiárido piauiense, pela capacidade de autogestão do sistema.

O banco já possuiu investimentos no Piauí. Em projeto encerrado em 2010, foram desenvolvidos programas de construção e ampliação de sistemas de abastecimentos de água e de medidas sanitárias em mais de 30 municípios, beneficiando mais de 30 mil habitantes. A expectativa é de que, ainda este ano, um novo projeto seja desenvolvido no estado e que, por fim, beneficie mais 10 municípios piauienses.

O Brasil é o quinto maior parceiro do KfW no mundo. O foco da atuação do banco no país são projetos desenvolvidos para o meio-ambiente e clima, divididos em duas grandes vertentes: energias e áreas de florestas. Financiamentos na área de saneamento é um dos pontos fortes do trabalho do KfW no Brasil.

Atuando desde 1948, o KfW é um banco de fomento público, que fica a critério do governo alemão, para dar apoio a iniciativas dentro e fora do país em vários segmentos, disponibilizando operação de crédito em áreas múltiplas, como água, saneamento, energias renováveis.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES