Governador autoriza implantação do projeto Viva o SemiÁrido

A iniciativa receberá recursos da ordem de US$ 39 milhões

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias recebeu a Coordenadora de Convivência com o Semiárido, Lúcia Araújo, em audiência realizada na última quinta-feira (11), no Palácio de Karnak, ocasião em que fizeram encaminhamentos concretos para a instalação do Projeto Viva o SemiÁrido, programa voltado à melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em quatro territórios de desenvolvimento no Piauí e abrangendo 32 municípios. A iniciativa receberá recursos da ordem de US$ 39 milhões, investidos através Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola(FIDA), entidade ligada à Organização das Nações Unidas (ONU) que hoje atua no Brasil através do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Wellington Dias adiantou que governo federal e Assembléia Legislativa do Piauí já autorizaram a operação de crédito para este projeto que vai dar suporte aos principais arranjos produtivos da zona do semiárido piauiense, com destaque para produção e industrialização do mel, caju, mandioca e outras cadeias de produção que asseguram maior possibilidade de emprego e incremento na renda dos piauienses que habitam os territórios da Serra da Capivara, Vale do Rio Guaribas, Vale do Rio Canindé e Vale do Rio Sambito. O Viva o SemiÁrido trabalha prioritariamente em quatro eixos: Desenvolvimento Produtivo, Educação Contextualizada, Desenvolvimento Interinstitucional e Gestão de Projetos.

Lúcia Araújo explicou que o Projeto Viva o SemiÁrido alcançará um público composto por produtores rurais, mulheres, grupos étnicos (quilombolas) e jovens na faixa etária de 16 a 29 anos. A meta é atender aproximadamente 22 mil famílias entre os anos 2010 e 2017.

Para serem atendidos pelo programa, os municípios contemplados devem estar situados na zona semiárida, apresentarem baixo IDH e terem seu potencial produtivo certificado. O governador Wellington Dias anunciou durante a audiência que a coordenadoria está autorizada a atuar junto às secretarias de Fazenda e Administração para instalação de uma unidade gestora que já assegure a formação de uma equipe técnica para planejar e organizar os trabalhos.

Em abril deste ano, o FIDA realiza reunião na Itália, ocasião em que vai receber e apreciar o plano de trabalho do órgão piauiense, providenciando, em seguida, uma antecipação de recursos que, a partir de maio, estarão disponíveis para início do projeto Viva o SemiÁrido.

Também participaram da audiência no Karnak a Diretora da Unidade de Controle Contábil da Secretaria da Fazenda, Deusarina dos Santos; assessor técnico da coordenadoria de convivência com o SemiÁrido, Dante Galvão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES