Governador busca recursos para maternidade e hospitais regionais

Dias esteve em audiência com o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias esteve em audiência com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, nessa terça-feira (22), em Brasília, onde tratou da liberação de recursos para equipar a rede hospitalar piauiense e garantir a conclusão de importantes obras que são essenciais para melhorar a qualidade dos serviços de saúde no estado.

A vice-governadora Margarete Coelho, o senador Ciro Nogueira, o deputado federal Assis Carvalho e o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, também participaram do encontro. Dentre as pautas tratadas, estavam a construção da nova maternidade de Teresina e a conclusão dos hospitais regionais de Picos e Floriano.

De acordo com Wellington, " há uma garantia com recurso da bancada para que,  em 2017, tenha uma emenda impositiva sendo liberada de acordo com um cronograma acertado com o Ministério da Saúde e o Ministério do Planejamento para o custeio das unidades hospitalares e também para novos projetos, assim como a garantia de que importantes obras sejam concluídas a exemplo do hospital de Picos e o Hospital Maternidade de Teresina" , disse Dias. 

O secretário da Saúde, Francisco Costa, disse que a agenda foi positiva e que ficou pactuado investimentos em equipamentos e a restruturação do hospitais regionais, além de recursos para dar continuidade à rede cegonha, que tem construído centros de parto normal, casas de gestantes e ambientes obstétricos no estado.

O gestor espera que o repasse seja feito ainda este ano e destacou também o compromisso do Ministério da Saúde em dar celeridade na documentação para que o Hospital Universitário da UFPI possa fazer atendimentos oncológicos. "O HU já vem fazendo atendimentos na área da oncologia, mas estamos aguardando a habilitação necessária para que possamos aumentar a oferta desse serviço superimportante, para que não fique concentrado no Hospital São Marcos", disse Francisco Costa.

A vice-governadora Margarete Coelho destacou a autorização para que o Estado possa seguir dando as condições de continuidade para a construção da nova maternidade de Teresina. "Precisamos fortalecer a rede de saúde.  Essa é uma maternidade que as mulheres de todo o Piauí e os profissionais que lá trabalham almejam há muito tempo. É preciso melhorar a qualidade das condições físicas, pois já há no local profissionais competentes e equipamentos, mas o prédio está superado. Aqui conseguimos que esta obra seja tocada e vamos tomar as providências para iniciar o quanto antes. Este é uma sonho antigo que vai se concretizar", explicou Margarete. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES