Governador diz que sistema tributário precisa de modernização

É a segunda vez que um governador participa do Encat.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias participou, na manhã desta quinta-feira (8), da abertura do 56º Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (ENCAT). É a primeira vez que o evento é realizado no Piauí. O Encat acontece em Teresina, no Hotel Arrey, desde o dia 6 de outubro. Representantes de todas as secretarias de Fazenda do país estão presentes.

Para o governador, os técnicos têm uma responsabilidade grande no país, que é a modernização do sistema tributário brasileiro. “Esses técnicos são altamente qualificados e têm a responsabilidade de trabalhar a modernização do nossos sistema tributário. Há a necessidade de uma maior eficiência para evitar a sonegação e para garantir que a gente tenha uma forma de tributação justa e adequada aos princípios da nossa Constituição”, disse.

O secretário Rafael Fonteles, anfitrião do Encat, disse o encontro é um oportunidade única. “Estamos nesse novo viés de modernização da máquina pública e o Fisco, que é um elemento importante tem que estar antenado com as melhores práticas do país. Por isso, que pedimos ao superintendente da receita para trazer o Encat para o Piauí, objetivando aproximar nossos técnicos e auditores desse ambiente de inovação, modernização e simplificação tributária, visando facilitar a vida dos contribuintes”, afirmou.

É a segunda vez que um governador participa do Encat. Segundo Rafael Fonteles, Wellington Dias será um porta voz do que está sendo defendido no encontro junto à presidente Dilma Rousseff e aos ministérios. “É no Encat onde surgem as ideias de vanguarda para aperfeiçoar os fiscos estaduais”, disse.

O superintendente da Receita, Antonio Luis Soares, afirmou que o Encat reúne as ideias de todos os estados, onde as melhores podem ser utilizadas como experiência. “Aqui vamos saber o que os estados estão fazendo de melhoria em relação aos seus fiscos e, quem sabe, implantar em outras unidades da federação”, afirmou.

O Encat tem como premissa a troca de experiências entre os Fiscos e a sua realização em território piauiense será um marco histórico para a Sefaz/PI, além de ser positivo para o Estado e um ganho para a sociedade.

Na parte da tarde, será apresentada no evento a Nota Fiscal Piauiense e a Amazonense. O evento encerra nesta sexta-feira (9) com a aprovação da ata do último Encat, que foi realizado em Maceió (AL), no período de 16 a 19 de junho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES