Governador Wellington Dias cobra divisão dos royalties para a saúde

Proposta entra em consonância com a necessidade de se prover fontes

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cumprindo agenda na capital federal, o governador piauiense Wellington Dias (PT) voltou a defender na manhã de ontem a atuação dos gestores estaduais e municipais junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), no intuito de colocar em vigor a lei que estabelece uma nova sistemática para a divisão dos royalties do petróleo para todos os entes federativos. De sua autoria, quando ainda atuava no Senado, a matéria foi aprovada em novembro de 2012 e causou descontentamento nos estados 'produtores' por ampliar a distribuição. Neste âmbito, os recursos provenientes desta fonte seriam usados em áreas imprescindíveis para a sociedade, como educação, segurança e saúde.

A última área, inclusive, foi a principal pauta abarcada pelo Chefe do Executivo no dia, tendo em vista sua participação no Conselho Nacional de Saúde. Na ocasião, o representante piauiense propôs um movimento conjunto do Fórum de Governadores, Municípios, Movimentos Sociais, Conselho Nacional de Saúde, profissionais de saúde e empreendedores da área para propor e cobrar do Congresso Nacional soluções para a saúde pública brasileira, especialmente no que se refere ao subfinanciamento.

A proposta entra em consonância com a necessidade de se prover novas fontes ao setor, de modo que o SUS possa ser ampliado. Em tal descrição foram apontados três objetivos principais do movimento: a viabilização de uma fonte alternativa de recurso ainda para este ano, garantindo o fechamento das contas; uma fonte alternativa que neste instante é proposta como sendo a CPMF, com alíquota de 0,38% partilhada entre União, Estados e municípios, de modo a viabilizar o equilíbrio financeiro a partir de 2016; e garantir, com isso, a implantação de programas que já estão prontos como o Mais Especialidades, que prevê a descentralização de serviços médicos que normalmente são oferecidos nas capitais brasileiras. “Essa luta não pode ser apenas do Conselho, tem que ser de todos nós”, impôs.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES