Governador Wellington fala sobre desafio da educação na idade certa

W. Dias se reuniu com dirigentes de Educação do Nordeste.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias participou, na manhã desta sexta-feira (22), no Metropolitan Hotel, de encontro com dirigentes municipais de Educação do Nordeste. A reunião discutiu o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa na Região Nordeste (Pnaic Nordeste). O encontro foi organizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

O Pnaic é um compromisso firmado entre os governos Federal, Estadual e Municipal com o objetivo de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Durante o encontro, o governador destacou os desafios da alfabetização na idade certa. “Trabalhar a alfabetização de uma geração até oito anos de idade requer o apoio do Estado aos municípios, já que a primeira infância, com as séries iniciais, é de responsabilidade dos municípios”, pontuou o chefe do executivo estadual.

Wellington declarou que o encontro é uma oportunidade de realizar uma troca de experiências com os secretários da Educação dos outros estados do Nordeste, os representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com o secretário nacional de Educação Básica, Manuel Palácios.

O secretário nacional citou a experiência do Governo do Ceará, que está há oito anos desenvolvendo um trabalho contínuo com a alfabetização infantil nos anos iniciais.

“O trabalho é basicamente apoiar o professor, fornecer material didático de qualidade para dar suporte ao trabalho do docente, fortalecer as instâncias de gestão e superintendências regionais. O segredo é somar esforços para atingir os índices que alguns estados já alcançaram”, garantiu Manuel Palácios.

A secretária da Educação, Rejane Dias, destacou que a preocupação da Seduc é com a formação do professor para melhorar as práticas de ensino e aprendizagem. “O foco é sempre voltado para a valorização do professor e aprendizagem dos alunos”, admitiu Rejane.

A secretária afirmou que tem buscado fortalecer as parcerias com os municípios. “Um exemplo dessas parcerias que deram certo é o Programa Palavra de Criança, que tem como objetivo proporcionar o acesso da criança de quatro anos de idade ao Ensino Infantil”, explicou a gestora, enfatizando que o programa está presente em 170 municípios e a meta é estendê-lo aos 224 municípios piauienses. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES