Margarete Coelho comemora 63 anos do Banco do Nordeste no CE

“O papel do banco de desenvolvimento na economia do século XXI”

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A governadora em exercício, Margarete Coelho, participou da abertura do XXI Fórum Banco do Nordeste, na sede do BNB em Fortaleza. O evento, em comemoração aos 63 anos do Banco do Nordeste, reuniu líderes políticos, comunidade acadêmica, a classe empresarial e terceiro setor, em torno do tema “O papel do banco de desenvolvimento na economia do século XXI”.

Para a governadora Margarete Coelho, o tema tem importância relevante para o desenvolvimento da economia. “O Banco do Nordeste é a maior instituição financeira de desenvolvimento regional da América Latina e tem importância na governança de um estado. O BNB tem jogado recursos na nossa economia. O Estado do Piauí, só ano passado, recebeu mais de 1 bilhão de investimentos do banco. Recentemente, andando pelo interior do estado, vimos que em todos os municípios há forte investimentos”, explicou.

Na ocasião, a governadora observou a disponibilidade de crédito para pequenos empreendedores por meio do microcrédito. "O programa de microcrédito beneficia diretamente as mulheres dando um grande empoderamento a partir das linhas de crédito oferecidas pelo banco”, destacou.

Segundo ela, atualmente mais de 60% dos empréstimos de microcrédito são destinados para mulheres. “Elas além de serem as mais adimplentes, ou seja, pagam em dia, retornam para pedir um empréstimo maior que o anterior. Assim, ocorre uma ampliação de investimentos e a geração de empregos para outras mulheres. Isso para nossa economia é fantástico”, ressaltou.

O microcrédito é uma forma rápida, fácil e acessível para quem deseja ampliar as atividades da sua empresa e tem ajudado também na área do agronegócio. “Nós percebemos que o Banco do Nordeste está chegando ao campo gerando uma microeconomia na agricultura familiar. Os números impactam em 43% em empréstimos para mulheres rurícolas, fazendo com que tirem o sustento da família”, pontua.

A Promoção da Inclusão Social, Produtividade, Competitividade e Inovação: Perspectivas para o Nordeste e Desafios do Financiamento à Infraestrutura foram temáticas discutidas nos painéis durante o evento, que contou com a participação do subsecretário de desenvolvimento sustentável da Presidência da República, Alberto Carlos Lourenço; vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria, Jorge Parente Frota e do ministro da Fazenda, Joaquim Levy.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES