Governadores do Nordeste cobram maior participação dos estados no Orçamento

Rafael Fonteles estava entre os oito governadores presentes.

Governadores do Nordeste reunidos com o senador Rogério Carvalho (PT-SE) | Roque de Sá/Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O encontro dos governadores de oito estados nordestinos nesta segunda-feira (25) teve como pauta principal a recomposição das perdas do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e a expansão das discussões sobre a reforma tributária com o governo federal. Além disso, os líderes estaduais cobraram a aprovação da PEC 51/2019, que visa aumentar a parcela destinada aos estados no Orçamento da União.

Durante a reunião, realizada no início da tarde e presidida pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE), relator da PEC 51/2019, estiveram presentes as governadoras Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte) e Raquel Lyra (Pernambuco), bem como os governadores Rafael Fonteles (Piauí), Elmano de Freitas (Ceará), Jerônimo Rodrigues (Bahia), Carlos Brandão (Maranhão), João Azevêdo (Paraíba) e Fábio Mitidieri (Sergipe), que também é o presidente do Consórcio Nordeste.

A PEC 51/2019 propõe uma alteração no artigo 159 da Constituição, visando aumentar de 21,5% para 26% a parcela da arrecadação de impostos sobre a renda (IR) e produtos industrializados (IPI) destinada ao Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal. O texto já passou pela quinta e última sessão de discussão em primeiro turno e agora tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) para análise de emendas apresentadas em Plenário. Uma dessas emendas, de autoria do senador Lucas Barreto (PSD-AP), busca incluir os municípios na alteração proposta pela PEC.

O senador Rogério destacou a importância da reunião para debater a divisão dos recursos provenientes do Imposto de Renda e IPI, que compõem o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e o Fundo de Participação dos Estados (FPE). Os estados pleiteiam um tratamento equiparado ao concedido aos municípios ao longo do tempo e reivindicam a inclusão na pauta da PEC 51/2019. Eles também desejam discutir com o governo e o relator da reforma tributária, senador Eduardo Braga (MDB-AM), o critério de distribuição dos recursos que comporão o Fundo de Desenvolvimento Regional.

Rafael Fonteles salientou que a pauta da reforma tributária inclui o critério de rateio do FPE dentro da PEC 51/2019, como uma forma de garantir que esse fundo cumpra seu propósito de reduzir as disparidades regionais.

"Portanto, esse critério tem que ser ligado a renda per capita dos estados. Essa recomposição do FPE, que já foi aprovada na Câmara, está vindo para o Senado e não tem relator ainda, mas os estados querem um tratamento isonômico em relação ao FPM. O FPE e o FPM têm que ter a mesma recomposição prevista em lei. Também pedimos o apoio do senador Rogério nessa questão", afirmou o governador do Piauí, Rafael Fonteles.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES