mais

Governadores do Nordeste pedem que Bolsonaro zere fila do Bolsa Família

Somente na região são mais de 800 mil famílias aguardando uma resposta da solicitação, e em todo o país o índice chega a 2,4 milhões.

O Consórcio Nordeste, presidido por Wellington Dias (PT), encaminhou nesta quarta-feira, 06 de outubro, um ofício ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), em que pede urgentemente que o Governo Federal adote medidas  para zerar a fila de espera do Programa Bolsa Família. De acordo com o documento, somente na região são mais de 800 mil famílias aguardando uma resposta da solicitação, e em todo o país o índice chega a 2,4 milhões.

"De acordo com levantamento atualizado pela Câmara Temática de Assistência Social do Consórcio Nordeste, com dados disponíveis no portal do Ministério da Cidadania até o mês de julho/2021, existem no Brasil 2.415.973 famílias que preenchem os critérios de elegibilidade e até o momento não conseguiram ter acesso ao Programa Bolsa Família. Destas, 881.748 famílias estão no Nordeste, o que representa 36% do total".

Dias e os demais governadores do Nordeste cobram o presidente Bolsonaro (Foto: CCOM)Dias e os demais governadores do Nordeste cobram o presidente Bolsonaro (Foto: CCOM)

Segundo o ofício dos governadores nordestinos, houve um aumento de 25% na fila de espera do programa Bolsa Família entre fevereiro e julho. "Destaco que a fila de espera no Programa Bolsa Família na região Nordeste, de fevereiro a julho de 2021, apresentou um crescimento de 25%. Como observou-se nas concessões realizadas anteriormente pelo Ministério da Cidadania, as inserções das famílias no Programa não vinham se dando de forma proporcional à demanda do território nacional, sendo necessário que a gestão federal administre a concessão dos benefícios de forma isonômica, assegurando a entrada de acordo com a demanda nos estados".

Os líderes  nordestinos sinalizam a Bolsonaro que é dever do Estado garantir a proteção social. "Diante dos dados apresentados verifica-se a urgente necessidade de implementação de ações para zerar a fila de espera do Programa Bolsa Família, devendo o Estado Brasileiro garantir a proteção social pública e o direito de todo cidadão às condições mínimas de existência humana digna".

[email protected]

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail