Governadores do Nordeste pedem que Bolsonaro zere fila do Bolsa Família

Somente na região são mais de 800 mil famílias aguardando uma resposta da solicitação, e em todo o país o índice chega a 2,4 milhões.

Governadores do Nordeste pedem que Bolsonaro zere fila do Bolsa Família | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Consórcio Nordeste, presidido por Wellington Dias (PT), encaminhou nesta quarta-feira, 06 de outubro, um ofício ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), em que pede urgentemente que o Governo Federal adote medidas  para zerar a fila de espera do Programa Bolsa Família. De acordo com o documento, somente na região são mais de 800 mil famílias aguardando uma resposta da solicitação, e em todo o país o índice chega a 2,4 milhões.

"De acordo com levantamento atualizado pela Câmara Temática de Assistência Social do Consórcio Nordeste, com dados disponíveis no portal do Ministério da Cidadania até o mês de julho/2021, existem no Brasil 2.415.973 famílias que preenchem os critérios de elegibilidade e até o momento não conseguiram ter acesso ao Programa Bolsa Família. Destas, 881.748 famílias estão no Nordeste, o que representa 36% do total".

Dias e os demais governadores do Nordeste cobram o presidente Bolsonaro (Foto: CCOM)

Segundo o ofício dos governadores nordestinos, houve um aumento de 25% na fila de espera do programa Bolsa Família entre fevereiro e julho. "Destaco que a fila de espera no Programa Bolsa Família na região Nordeste, de fevereiro a julho de 2021, apresentou um crescimento de 25%. Como observou-se nas concessões realizadas anteriormente pelo Ministério da Cidadania, as inserções das famílias no Programa não vinham se dando de forma proporcional à demanda do território nacional, sendo necessário que a gestão federal administre a concessão dos benefícios de forma isonômica, assegurando a entrada de acordo com a demanda nos estados".

Os líderes  nordestinos sinalizam a Bolsonaro que é dever do Estado garantir a proteção social. "Diante dos dados apresentados verifica-se a urgente necessidade de implementação de ações para zerar a fila de espera do Programa Bolsa Família, devendo o Estado Brasileiro garantir a proteção social pública e o direito de todo cidadão às condições mínimas de existência humana digna".

francyteixeira@meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES