Governadores se reúnem com a ministra Carmen Lúcia em Brasília

O governador do Piauí explica que foi uma agenda histórica.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias e chefes do executivos de outras Unidades Federativas estiveram reunidos, na manhã desta terça-feira (13), com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Carmen Lúcia, em Brasília. Segundo Dias, foram discutidos temas relacionados ao Pacto Federativo, à judicialização da saúde, segurança pública, sistema penitenciário, guerra fiscal e ações pendentes no STF, como a distribuição dos royalties, salário-educação e pagamento de precatórios.

O governador do Piauí explica que foi uma agenda histórica de iniciativa da recém-empossada presidente do STF e que, na reunião, foram apresentadas algumas pautas que estão no STF, cujos relatórios estão prontos e precisam ser votados como a lei já aprovada no Congresso Nacional sobre a distribuição dos royalties que já tem entendimento entre os estados e há necessidade apenas da votação.

Wellington também citou o caso da utilização dos depósitos judiciais para pagamento de precatórios. “Houve um entendimento e precisa da votação na Câmara Federal”, afirma. Também foram debatidas situações que dizem respeito a problemas graves para Federação. “O país inteiro tem liminares que trazem despesas para estados e municípios. São despesas com pessoal, na área da saúde e muitos desses problemas não têm uma base técnica e que resulta em prejuízos para o equilíbrio financeiro dos estados”, explica.

No encontro, a ministra Carmen Lúcia acertou cronograma em que vai tratar os casos específicos com cada estado, com os Tribunais de Justiça sobre a situação dos estados através do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e ainda alguns pontos relacionados à própria União.

Houve entendimento sobre mediação do CNJ e Poder Executivo e governadores no sentido de se chegar a um entendimento. “Creio que dessa forma teremos condições de darmos solução a problemas que se arrastam há muitos anos sem um julgamento”, finalizou Wellington Dias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES