Governadores tratam de reforma tributária e fundo para industrialização

Reunião dos governadores foi realizada nesta sexta-feira, 28, em João Pessoa (PB) e contou com o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira

Governadores reunidos durante encontro do Consórcio Nordeste | Ascom Governo da Paraíba
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os governadores do Consórcio Nordeste estiveram reunidos nesta sexta-feira, 28, em João Pessoa, na Paraíba, para tratar da Reforma Tributária. Os debates contaram com a presença do Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) e do relator da Reforma Tributária, deputado Aguinaldo Ribeiro e toda equipe de trabalho que está tratando da reforma tributária.

Segundo Arthur Lira, tão logo haja a votação do arcabouço fiscal na primeira quinzena de maio, e o cumprimento de alguns pré-requisitos, a Reforma Tributária vai a plenário. Sobre o que não pode faltar nessa reforma, o deputado federal reforça que é o bom senso, especialmente com o apoio do governo, dos governadores, dos prefeitos, dos setores que são tidos como imprescindíveis. 

“Nós precisamos de um sistema mais simplificado, que melhore o ambiente de negócios, que dê condição do Brasil ser competitivo, que gera mais segurança jurídica para que discussões como essa semana no STJ não voltem a acontecer”, pontuou.

Rafael defende criação de fundo para industrialização

Presente ao encontro, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, afirmou que as discussões sobre a Reforma Tributária estão avançadas. Ele também defendeu a criação do Fundo de Desenvolvimento Regional para garantir a industrialização do Nordeste.

“Estivemos com o relator da Reforma Tributária, deputado Aguinaldo Ribeiro, e também com o presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira, que se comprometeu em colocar o tema em votação ainda neste primeiro semestre. Estamos confiantes”, disse o governador nas redes sociais.

Para Rafael Fonteles, a Reforma Tributária é a grande reforma que o Brasil precisa, porque vai simplificar o sistema tributário, criar um ambiente favorável aos investimentos e destravar a economia brasileira. O Fundo de Desenvolvimento Regional está dentro da proposta de reforma do sistema tributário nacional para garantir o processo de industrialização do Nordeste e a Reforma Tributária.

Fundo é fundamental para industrialização

"O Fundo de Desenvolvimento Regional é fundamental para garantir o processo de industrialização do Nordeste. Na legislatura passada, chegou a se fazer uma proposta na forma de escada, que daria em 10 anos em torno de R$ 480 bilhões - ou seja, seria uma média anual de R$ 40 bilhões. Isso seria, na nossa visão, o ideal para manter a atração de indústrias para o Nordeste. As conversas estão avançando e a gente acredita que agora vai", afirmou.

No evento, o governador participou de reunião com comitê que trata das concessões públicas e tratou sobre a concessão do estádio Albertão para torná-lo numa grande praça de eventos esportivos e culturais, informou ainda da inauguração do hotel Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, que será inaugurado em agosto e também falou das inaugurações das miniusinas de energias renováveis.

Além de Rafael e do governador da Paraíba, João Azevêdo, participaram do evento os governadores Paulo Dantas (Alagoas), Elmano de Freitas (Ceará), Carlos Brandão (Maranhão), Fábio Mitidieri (Sergipe), Raquel Lyra (Pernambuco) e Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte), além do vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES