Governo adia para dia 11 a entrega do novo arcabouço fiscal

Em audiência pública, Simone Tebet diz que equipe econômica vai aproveitar feriado para fazer ajuste.

Simone Tebet | Lula Marques/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A proposta do novo arcabouço fiscal do Governo Lula estava previsto para ser entregue nesta semana, mas acabou sendo adiada para o dia 11. A informação é da ministra do Planejamento, Simone Tebet, que declarou ainda que a equipe econômica do Governo vai aproveitar o feriado prolongado para realizar alguns ajustes.

A ministra disse que a prioridade é entregar o arcabouço fiscal até terça-feira da prósima semana. “A prioridade absoluta agora é a entrega do arcabouço fiscal na semana que vem, até terça-feira, para que o Congresso possa, obviamente dentro do seu tempo, mas o mais rápido possível, avançar na questão do arcabouço fiscal. Essa é a bala de bronze que temos”, disse Simone Tebet.

Ministra Simone Tebet diz que projeto será apresentado na próxima semana (Lula Marques/Agência Brasil)

Em audiência pública na Câmara Federal, Simone Tebet chamou a atenção para a necessidade de aprovação do novo marco fiscal e fez um apelo aos deputados para que vejam o arcabouço com cuidado e muita sensibilidade.

Segundo a ministra, as novas regras fiscais vão proporcionar um ambiente que reduz a Taxa Selic (juros básicos da economia), que foi fixada em 13,75% ao ano. “O arcabouço fornece a confiança para o mercado de que estamos fazendo o dever de casa, garante a estabilização da dívida em relação ao PIB [Produto Interno Bruto] no médio prazo e garante que o governo não continuará no vermelho, zerará o déficit em 2024”, destacou.

Pelo desenho feito pela equipe econômica, o novo arcabouço limita o crescimento real (acima da inflação) do gasto público a 70% do aumento real das receitas, dentro de uma banda de 0,6% a 2,5% de expansão. (Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES