Governo ainda tenta negociar saída com oposição para evitar a “CPI da Petrobras”

A intenção é ressuscitar a proposta de um depoimento do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli

Governo ainda tenta negociar saída para CPI | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo ainda tentará uma última negociação com tucanos e democratas para evitar a instalação da CPI da Petrobras. Caso, novamente, não tenha sucesso, a ordem é isolar os tucanos na CPI e tentar controlar todos os trabalhos.

A intenção é ressuscitar a proposta de um depoimento do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, no plenário do Senado, para esclarecer todas as dúvidas dos senadores sobre a estatal.

"Vou procurar os líderes do PSDB e do DEM para buscar uma saída negociada, com o Gabrielli comparecendo ao Congresso e ficando à disposição dos senadores sempre que for preciso", disse ontem o ministro José Múcio Monteiro (Relações Institucionais).

Entre os democratas, a ideia tem receptividade. O partido, inclusive, havia aceitado o acordo com o governo de esperar um depoimento de Gabrielli para decidir se haveria ou não CPI. Nos bastidores, eles continuam sinalizando que podem topar essa solução.

No PSDB, contudo, a proposta ainda não é bem-vinda. "Por mais que ele [Gabrielli] possa ir ao Senado, alguns temas só vão surgir com uma investigação discreta e séria pela CPI", disse o presidente dos tucanos, senador Sérgio Guerra (PE).

Na hipótese de a negociação falhar, o governo vai montar uma operação para controlar a CPI, deixando os tucanos isolados. A comissão poderia, inclusive, praticamente não funcionar ou ter um roteiro de trabalho quase protocolar, sem grandes investigações. Para isso, a ordem é indicar nomes governistas de inteira confiança do Planalto para a comissão.

O governo espera dessa vez contar com o apoio do PMDB, que, na semana passada, não ajudou a evitar a criação da CPI. Insatisfeitos com a perda de cargos na Infraero, os peemedebistas podem usar a CPI como moeda de troca.

A busca de uma última negociação conta com o presidente Lula. Apesar das críticas feitas aos tucanos em entrevista na Arábia Saudita, Lula orientou seu ministro das Relações Institucionais a insistir nas conversas com a oposição, em conversa anteontem por telefone.

O presidente pediu que sua equipe insista no discurso do risco que uma CPI pode representar aos negócios da Petrobras, que negocia investimentos na exploração do pré-sal.

Esse discurso assusta os tucanos. "Não podemos deixar que colem na gente a imagem de que estamos contra a Petrobras", disse o senador Guerra.

Reservadamente, governistas lembram que a CPI poderia começar pelo período em que o PSDB comandou o Planalto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES