Governo assina contrato da Transcerrados com Consórcio Grãos do Piauí

Contrato será assinado no dia 26 de julho, em Uruçuí.

Avalie a matéria:
Transcerrados | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí está na 6ª posição entre os estados com maiores crescimento na produção de soja na safra de 2021. Diante deste cenário positivo, o consórcio Grãos do Piauí vai assumir, através de uma Parceria Público Privada (PPP), a gestão da Rodovia Transcerrados, que é de fundamental importância  para produção de grãos, promovendo o desenvolvimento e integração dos cerrados piauienses.

A solenidade para assinatura do contrato de concessão ocorrerá no dia 26 de julho, no Distrito Nova Santa Rosa (Uruçuí), com a presença da superintendente de PPP Piauí, Viviane Moura, do governador Wellington Dias e representantes do consórcio, além dos produtores de grãos da região.

De acordo com o Levantamento da Safra Agrícola do IBGE, o Piauí produziu este ano 2,745 milhões de toneladas de soja contra 2,447 toneladas colhidos em 2020. 

“A Transcerrados está localizada na região sul do Piauí, no polo de Uruçuí e Gurgueia. Essa via corta a área considerada o maior potencial de desenvolvimento agrícola dos cerrados brasileiros, com forte destaque para a produção de soja, milho e algodão. É uma demanda urgente dos produtores de grãos que esses trechos sejam recuperados para melhorar o escoamento da produção, desenvolvendo ainda mais a região e gerando mais emprego e renda para a população”, comenta a superintendente Viviane Moura.

Via será importante para escoamento de produção agrícola

Transcerrados corta 25 municípios

A Transcerrados compreende as rodovias PI-397 e PI-262 (estrada da Palestina), cortando 25 municípios. Essa região representa 24,56% da área total do Estado e abriga um contingente de quase 200 mil habitantes. A rodovia se destaca como rota de escoamento dos grãos produzidos no MATOPIBA, território que reúne os cerrados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Deles, apenas o Tocantins apresentou redução na produção de soja (-6,3%) este ano, os demais apresentam aumentos expressivos.

A Grãos do Piauí ficará responsável pela implantação, recuperação e manutenção nos 276,8 km da estrada. A perspectiva de investimento para obras e aquisição de equipamentos é de R$ 650 milhões ao longo de 30 anos. Desse total, está previsto como investimento inicial o valor de R$ 186 milhões, nos primeiros dois anos após assinatura do contrato.

Safra recorde de 5.716.437 toneladas de grãos

 O Piauí teve uma produção da safra deste ano de 5.716.437 toneladas de grãos, com um crescimento de 5,4% em comparação com a produção de 2020, que foi de 4.907.198 toneladas de grãos. 

“O Piauí é o maior produtor de milho do Nordeste, um produto da cesta básica que é muito comercializado na região. A perspectiva é que a produção dobre com a implantação da Transcerrados, então é incontestável a geração de emprego e renda para o estado que essa estrada vai trazer”, explicou o Rafael Maschio, diretor-executivo da Aprosoja-PI.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES