Governo autoriza abertura de mais de 4.400 mil vagas em concursos públicos

Ao todo serão 4.436 vagas distribuídas em 20 ministérios

Governo autoriza abertura de concursos | José Cruz / Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo federal divulgou nesta sexta-feira (16) uma importante notícia para os interessados em disputar cargos públicos. Foi autorizado o preenchimento de 4.436 vagas distribuídas em 20 ministérios. A liberação das vagas será oficializada em uma edição extraordinária do Diário Oficial da Uniãoprevista para ser publicada em breve.

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, informou que as contratações terão um impacto anual de aproximadamente R$ 735 milhões no Orçamento da União. A decisão sobre quais vagas seriam liberadas considerou uma série de critérios, incluindo o tempo desde o último concurso público realizado, além da proporção entre o número de vagas e o número de cargos aprovados em cada órgão.

Entre os critérios analisados para abertura do certame, foram observados ainda a previsão de aposentadorias nos próximos cinco anos, as perdas em relação à ocupação máxima, as mudanças na estrutura do órgão ou ampliação de atribuições, os efeitos imediatos dos serviços para a população, a relevância para as políticas prioritárias do governo e a visão de futuro.

A lista divulgada contempla diversas áreas e ministérios. Entre eles estão o Ministério da Agricultura e Pecuária, o Ministério da Educação, o Ministério das Relações Exteriores, o Ministério da Saúde, entre outros. Também estão incluídos órgãos como o Instituto Nacional de Meteorologia, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, entre outros.

Além dessas 4.436 vagas, nos últimos meses o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos já havia autorizado a recomposição de quadros em órgãos com carência de funcionários. Além disso, existem outros quatro concursos autorizados que irão preencher 9.585 postos, com editais previstos para os próximos seis meses. Entre os órgãos contemplados, o Incra é o que prevê o maior número de vagas autorizadas, com 742, seguido do Ministério da Agricultura e Pecuária é o que prevê 440. 

É importante ressaltar que também existem vagas autorizadas desde 2020, com concursos já em andamento, como é o caso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que recentemente nomeou 1.000 técnicos do Seguro Social aprovados no último concurso. Essas medidas demonstram o compromisso do governo em fortalecer o quadro de servidores públicos e melhorar os serviços prestados à população.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES