Governo brasileiro condena invasão à embaixada do México em Quito

Ação é criticada por abrir precedente grave e violar normas internacionais de asilo diplomático e relações diplomáticas

Mauro Vieira | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo brasileiro emitiu neste sábado (6) uma condenação à invasão da polícia equatoriana à embaixada do México em Quito, classificando o episódio como um "grave precedente". A incursão ocorreu na noite de sexta-feira (5), quando um grupo de policiais foi até o local para prender Jorge Glas, ex-vice-presidente do Equador condenado por corrupção.

Em nota oficial, o Ministério das Relações Exteriores ressaltou que a ação viola a Convenção Americana sobre Asilo Diplomático e a Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas, as quais estabelecem que os locais de uma missão diplomática são invioláveis.

Segundo os tratados internacionais, a entrada de agentes de estado nesses locais depende da autorização do chefe da missão estrangeira. A prisão de Glas gerou controvérsia, visto que o mesmo havia recebido asilo político do México e estava abrigado na embaixada desde dezembro de 2023, alegando ser vítima de perseguição da Procuradoria-Geral do Equador.

A suspensão das relações diplomáticas entre México e Equador foi anunciada pelo governo mexicano em resposta ao episódio. A incursão policial à embaixada do México foi descrita como um "atropelo ao direito internacional" pelo encarregado da embaixada mexicana no Equador, Roberto Canseco.

Por sua vez, o governo equatoriano afirmou que não permitirá que "nenhum criminoso fique impune", referindo-se a Jorge Glas, e ressaltou o respeito mútuo entre os povos mexicano e equatoriano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES