Governo busca investimentos para projetos de infraestrutura no PI

Wellington Dias esteve reunido com representantes da FGV

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias, acompanhado da superintendente de Parcerias e Concessões (Suparc), Viviane Moura, estiveram reunidos com representantes da Fundação Getúlio Vargas (FGV), e o representante do Banco BEI (Banco Europeu de Investimentos), na sede da instituição, em São Paulo.

Entre os participantes da FGV, o diretor técnico Ricardo Simonsen; diretor adjunto, Carlos Augusto Costa, José Eduardo Quintela, dentre outros, e Alexandre Staff, representante do BEI para o Brasil e América Latina.

De acordo com Viviane Moura, o objetivo da reunião foi apresentar a carteira de projetos que o Estado do Piauí tem interesse em implementar. “Essa parceria com o Banco BEI é importante porque vai ajudar a complementar os recursos de que o Estado precisa para poder colocar as obras de infraestrutura em funcionamento”, explica a superintendente.

Durante a reunião, o representante do Banco Europeu de Investimentos manifestou interesse em investir no Piauí, tanto com o setor público quanto com o setor privado. "O desenvolvimento do Piauí nos últimos 13 anos, pelo que estudamos, foi surpreendente e queremos contribuir para acelerar este crescimento econômico e social", disse o representante do BEI para o Brasil e América Latina, Alexandre Staff.

O governador fez uma apresentação das propostas prioritárias do Piauí para o crescimento social e econômico e que estão no Programa de Investimentos e Logística, a exemplo de hidrovia do Parnaíba, ferrovia centro-norte, Porto de Luís Correia, Transcerrados, modernização e ampliação do metrô de Teresina, além de investimentos nas áreas de Meio Ambiente e Educação.

“Aprovamos um cronograma com o Banco Europeu de Investimentos, que manifestou interesse em todos os projetos. Assim como existe a contrapartida com a União, contratos de empréstimos com Banco Mundial, Banco do Brasil, Caixa Econômica e com a Fundação Getúlio Vargas”, destacou o governador.

Segundo o governador Wellington Dias, a ideia é trabalhar os projetos e negociações este ano, para que, já no início de 2017, o Estado possa celebrar contrato com o BEI em áreas estratégicas para o desenvolvimento do Piauí. “O banco se dispõe em participar com financiamentos para o setor público e setor privado. Para o setor público foi garantido até 50% com contra partida aos projetos com a União e financiamentos com o Banco Mundial, Caixa ou Banco do Brasil”, finalizou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES