Governo consegue regularizar distribuição de medicamentos excepcionais

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) anunciou que a partir desta segunda (19) 18 medicamentos excepcionais que estavam com a distribuição suspensa estarão disponíveis para os pacientes

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) anunciou que a partir desta segunda (19) 18 medicamentos excepcionais que estavam com a distribuição suspensa estarão disponíveis para os pacientes.

A regularização do serviço veio após uma série de negociações do Governo do Estado com os fornecedores, tendo em vista que os débitos chegam a R$ 7,6 milhões, valores que teriam sido empenhados entre julho e dezembro do ano passado e não foram pagos pela gestão anterior.

As medidas adotadas para solucionar o problema ainda passam pela realização de permuta com outros Estados da Federação, contudo, a batalha do Executivo Estadual continua, tendo em vista que dois fármacos, a entacapona 200mg e amantadina 100mg, ambos para tratamento do Mal de Parkinson e que atendem 206 pacientes, ainda não foram encontrados. A previsão, porém, é que dentro de uma semana a distribuição desses remédios também seja normalizada.

Para atender a demanda e tornar o atendimento mais célere, a Sesapi autorizou o aumento de profissionais na unidade, de modo que o funcionamento não seja prejudicado. Ao todo serão oito atendentes e cinco farmacêuticos.

Mensalmente, são atendidos mais de 16 mil pacientes na Assistência Farmacêutica, abrangendo 120 patologias e 197 medicamentos, com unidades em Parnaíba, Picos, Floriano e Bom Jesus.

Ainda no que tange as dificuldades enfrentadas nesta questão, a Sesapi encaminhou os contratos para a Procuradoria Geral do Estado, no intuito de que seja analisada a legalidade do processo licitatório e contratual. A medida não se restringe a pasta e tem sido adotada por todas as Secretarias do Estado.

Clique aqui e curta o Meionorte.com no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES