Governo define ações estratégicas para alavancar o turismo piauiense

Dentre as frentes de ações estão promover as governanças estadual e municipais e readequar o sistema estadual de turismo

Governo define ações estratégicas para alavancar o turismo piauiense | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Rafael Fonteles se reuniu, na quinta-feira (9), com os secretários de Estado do Turismo, Pablo Santos, e do Planejamento, Washington Bonfim. No encontro, trataram de ações estratégicas para o fortalecimento do turismo piauiense.

Dentre as frentes de ações apontadas pelo gestor do Turismo está o de fortalecer institucionalmente a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), promover as governanças estadual e municipais e readequar o sistema estadual de turismo.

“A implementação do plano de governo do Estado, no que se refere ao turismo, passa por essas frentes de atuação e vamos trabalhar incansavelmente na sua execução por meio de ações que incluem desde o organograma da Setur, a capacitação dos servidores, o bom relacionamento com o trade e associações do setor, a elaboração do Plano Estadual de Turismo, a reativação do Conselho Estadual de Turismo, a criação de um fundo de apoio e fomento ao turismo, dentre muitas outras iniciativas que são estratégicas para alavancar o turismo piauiense”, disse Pablo Santos, ressaltando que a meta é desenvolver as ações baseadas no plano de governo do governador Rafael Fonteles, dando o retorno que a sociedade merece.

Governo define ações estratégicas para alavancar o turismo piauiense - Foto: Ascom

“O governador colocou o turismo como uma das áreas estratégicas do seu plano de governo e esse olhar especial mostra o conhecimento e o reconhecimento que tem do setor como importante fonte de receita para o estado. Esse é também o nosso olhar e ele nos deu carta branca para atuar”, disse o secretário do Turismo.

Durante a audiência, Pablo Santos anunciou que vai apresentar à Assembleia Legislativa um projeto de lei para reativação do Conselho Estadual de Turismo. “Porque, por meio do colegiado, com a participação das entidades governamentais e não governamentais, será possível discutir os assuntos de interesse do setor turístico”, disse o gestor.

Outra ideia é a criação do Sistema de Incentivo Estadual do Turismo (Sietur), que é um fundo para atender às demandas do setor, principalmente daqueles que atuam na linha de frente do turismo.

 Setur vai realizar o Seminário Estadual do Turismo

Um dos projetos da Setur para este ano é a realização do Seminário Estadual de Turismo, com foco na governança e fortalecimento dos municípios. A proposta é reunir representantes de todos os municípios piauienses para debater sobre o desenvolvimento de ações turísticas em nível municipal, regional e estadual.

Para isso, o secretário do Turismo já está tratando do assunto com algumas instituições, dentre elas, a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), ocasião em que se reuniu com o corpo docente,  que deverá participar na organização do evento. Os professores também se colocaram à disposição para contribuir com a realização de pesquisas sobre demandas turísticas no estado e com a criação do Observatório do Turismo do Piauí, além de participarem na elaboração do Plano Estadual de Turismo.

Além da UFDPar, Pablo Santos já participou de reuniões com representantes da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) – Campos Serra da Capivara.

“Estamos comprometidos em escrever uma nova história no setor turístico do nosso estado. Mas para isso, é preciso também que a Setur abra o diálogo com o trade turístico, com instituições, a academia e toda a cadeia do turismo, de modo a firmar parcerias que possam contribuir no fortalecimento do setor no estado como um todo”, defende o secretário.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES