Governo desenha plano para construir e reformar 120 aeroportos regionais

Iniciativa é elaborada pelo Ministério dos Portos e Aeroportos, que já iniciou consultas com o Tribunal de Contas da União (TCU)

Governo desenha plano para construir e reformar 120 aeroportos regionais | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está desenvolvendo um plano para a construção, reforma ou modernização de aproximadamente 120 aeroportos regionais em todo o país. Para viabilizar esse programa, que ainda está em fase de gestação, a proposta é utilizar recursos privados por meio da reestruturação das concessões de grandes aeroportos, como Guarulhos (SP).

O Ministério dos Portos e Aeroportos, liderado por Silvio Costa Filho, está elaborando o plano e já iniciou consultas com o Tribunal de Contas da União (TCU) para explorar a possibilidade de estender os contratos em troca de significativos investimentos nos aeroportos regionais.

A intenção do ministro é que 25 a 30 terminais no interior permaneçam sob controle da Infraero. Após sete rodadas de privatizações, a estatal opera atualmente apenas o Santos Dumont (RJ). No entanto, a Infraero tem firmado convênios com estados e municípios para administrar ativos de entes federados.

Conforme o plano, os outros 90 a 95 aeroportos regionais ficariam sob a responsabilidade das atuais concessionárias de grandes terminais. Estas empresas realizariam os investimentos necessários para construção, reforma ou modernização, assumindo também a operação dessas unidades. Em troca, receberiam um aditivo contratual para estender suas concessões.

A primeira prorrogação, como uma fase inicial do programa, seria com a GRU Airport, cujo contrato de concessão expira em 2032. O Ministério de Portos e Aeroportos consultou o TCU sobre a possibilidade de repactuação do contrato de Guarulhos, e o presidente do tribunal, ministro Bruno Dantas, admitiu a proposta de solução consensual. 

Se a repactuação for bem-sucedida, o governo pretende replicar a mesma abordagem com outras concessionárias, como Inframérica e Aena, proporcionando uma solução que não depende de recursos do Orçamento Geral da União (OGU) para investir nos aeroportos regionais. No governo Dilma, apesar da promessa de aportes de R$ 7,3 bilhões em 270 terminais no interior do país, pouco se concretizou.

(Com informações da CNN Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES