Governo do Estado do PI economiza mais de R$ 5 milhões na Educação

Secretaria de Estado da Educação (Seduc)

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vem, desde o início do ano, trabalhando em conjunto com a Controladoria Geral do Estado (CGE) para regularizar convênios e legalizar projetos e ações, por meio da análise de processos e procedimentos, como forma de evitar o desperdício de recursos públicos.

Nesse processo, o auditor setorial da CGE na Seduc, Nuno Bernardes, tem trabalhado em várias vertentes que estão ajudando a Seduc a economizar milhões. Uma dessas vertentes é o monitoramento de convênios, de forma a evitar a inclusão da Secretaria no Cadastro Único de Convênios (Cauc), o que impediria o Estado de celebrar novos convênios com a União.

“Temos trabalhado para evitar, ao máximo, a inclusão do Estado, por conta da Seduc, no Cauc para que não haja a obrigação de devolução de recursos federais. Um estado pobre como o nosso não pode se dar ao luxo de devolver recursos de convênios por causa de aplicações erradas ou a inexistência delas. Então atuamos preventivamente”, explica o auditor.

Ele revela que foi feito um trabalho específico com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que gerou uma economia de 5 milhões de reais para os cofres do Tesouro Estadual.

“O FNDE estava solicitando, de um convênio já expirado, a devolução de 6,5 milhões de reais e conseguimos atuar localizando documentação e comprovando a regularidade dos convênios. Fizemos uma visita ao próprio FNDE em Brasília e conseguimos reduzir a devolução para 1,5 milhão de reais, conseguindo, assim, uma economia de 5 milhões”, diz Nuno Bernardes.

Outra ação tomada pela equipe da CGE, em parceria com a Seduc, é a regularização da gestão administrativa e previdenciária de programas custeados com recursos federais, como o Projovem e o Pronatec. Em gestões passadas, o cadastro dos prestadores de serviço desses programas não foi efetuado de forma correta e o Estado foi penalizado pela Receita Federal com multas que totalizam, aproximadamente, 20 milhões de reais.

De acordo com Nuno, a equipe está atuando nesses programas, monitorando e avaliando os dados desse cadastro prévio. “Com isso, estamos tentando evitar que o Estado seja penalizado. A nossa meta é que não tenha multa ou, na pior das hipóteses, que esse valor seja reduzido consideravelmente”, comenta.

Ele ressalta que, embora essas atividades sejam coordenadas pela Controladoria, a atuação dos servidores da Seduc tem sido fundamental. Todo o trabalho de levantamento de dados foi feito em parceria com os servidores da Seduc e Nuno Considera que, “sem esse braço executor, o trabalho não seria tão eficaz como está sendo. Todos dentro de suas atribuições são igualmente importantes, desde o servidor que executa ao que supervisiona ou o que coordena. Se não fossem os servidores da Seduc, o trabalho, com certeza, não teria a efetividade que está alcançando”, enfatiza.

“Estamos fazendo essas ações para corrigir erros e assegurar que, não só a gestão atual, mas também as futuras gestões não sejam penalizadas, pagando multas milionárias e onerando o erário estadual. A administração pública é impessoal. Independentemente do gestor, deve primar pela regularidade das contas públicas”, finaliza o auditor da Controladoria.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES