Governo do Estado envia projeto de reajuste dos professores para Assembleia

Anunciado pelo Governo Federal no mês passado, o reajuste do piso nacional dos docentes de escolas públicas teve reflexo em todo o país, inclusive no Piauí.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Anunciado pelo Governo Federal no mês passado, o reajuste do piso nacional dos docentes de escolas públicas teve reflexo em todo o país, inclusive no Piauí.


Desse modo, para cumprir com a obrigatoriedade e se adequar à legislação, o Poder Executivo Estadual encaminhou à Assembleia o projeto de lei que estabelece o novo salário; com o acréscimo de 13,01%, a previsão é que o impacto na folha de pagamento seja de R$ 10 milhões.

As mudanças nos vencimentos dos profissionais do magistério público da educação básica já deverão estar inclusas nos contracheques correspondentes a este mês. No texto da proposição, o governador Wellington Dias destacou a importância do reajuste, contudo, também emitiu um alerta.

"Há de se salientar, no entanto, que simplesmente replicar o piso salarial nacional não seria a situação mais desejada, uma vez que o Governo do Estado possui como uma de suas principais metas a constante melhoria e valorização do ensino público no Estado.

Muito embora a Lei 11.3778/2008 seja uma grande conquista, não só para a categoria do magistério, mas para toda a população brasileira, ela define apenas o piso para a categoria, sendo sempre desejável ir além deste, desde que de acordo com as possibilidades financeiras da Administração e com a observância da responsabilidade fiscal", impôs.

A apreciação do projeto deverá tramitar em caráter de urgência, porém, é necessário esperar a formação das Comissões Técnicas para que a proposição seja estudada e aprovada pelos parlamentares piauienses.

CÂMARA - Seguindo a tendência nacional, a Câmara Municipal de Teresina aprovou na manhã de ontem o reajuste de 13,01% para os professores da rede municipal.

"O percentual aprovado foi exatamente para adequar o salário dos professores a média nacional, mas nós vamos continuar olhando não apenas para profissionais do magistério , mas para as demais categorias", revelou o vereador Edvaldo Marques (PSB).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES