Governo firma parceria para investimentos em saúde no Piauí

O primeiro contrato visa a compra de um helicóptero UTI.

Avalie a matéria:
Wilson Martins em reunião | Reprodução Cccom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wilson Martins recebeu na manhã desta segunda-feira (29), no Palácio de Karnak, o empresário alemão Norbert Schmidt, representante do grupo MLW Intermed, ligado ao Governo da Alemanha. O grupo deve financiar R$ 50 milhões ao Governo do Piauí para a realização de investimentos nas áreas de saúde, educação e segurança pública. O primeiro contrato visa a compra de um helicóptero UTI.

Durante a reunião, o governador Wilson Martins destacou que o Governo do Estado encaminhou uma carta-consulta à Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) do Ministério do Planejamento relacionada à transação. A solicitação já foi aprovada.

?Essa parceria teve início com uma visita feita pelo ex-governador Wellington Dias à Alemanha em 2009 e está muito bem encaminhada. Há pendências em relação à aprovação de um projeto de lei pela Assembleia Legislativa do Piauí. Em seguida, deve ser encaminhado pedido à Secretaria do Tesouro Nacional e ao Senado", relatou o superintendente de Relações Internacionais do Governo do Piauí, Sérgio Vilela.

Norbert Schmidt ressaltou que a aprovação da operação pelo Governo alemão deve-se ao bom momento vivido pela economia piauiense. ?Temos parcerias com estados como o Ceará, que tem um perfil parecido. As necessidades são grandes e a dinâmica econômica do Piauí hoje é muito boa. O Estado está girando recursos suficientes para contratar esse tipo de operação?, avaliou.

A expectativa do Governo e da MLW é de que o helicóptero UTI chegue ao Piauí em março ou abril de 2011. ?Poderemos adquirir ainda tomógrafos, aparelhos de ressonância magnética, equipamentos para laboratórios da Uespi e para o Corpo de Bombeiros?, enumerou Sérgio Vilela.

A MLW Intermed é uma empresa alemã que atua em vários países financiando a aquisição de equipamentos modernos - sem similares fabricados no Brasil, para diversas áreas de atuação governamental, como saúde, segurança, educação. No Brasil, esta empresa já fez contratos com os estados de São Paulo, Ceará e Santa Catarina.

?Recentemente, fechamos contratos importantes com o Governo de São Paulo para a compra de equipamentos para várias faculdades. E no Ceará, por exemplo, já temos dois projetos implantados há algum tempo?, disse Norbert Schmidt.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES