Governo do Piauí autoriza construção do frigorífico de Betânia

O projeto tem o objetivo de fortalecer a atividade da ovinocaprinocultura em todo o território Chapada Vale do Itaim.

Regina Sousa em Betânia do Piauí | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo do Estado autorizou a construção de um frigorífico com sala de corte de caprinos e ovinos no município de Betânia do Piauí, nesta sexta-feira (26). O valor do investimento será de aproximadamente R$ 1,1 milhão, com fonte do Tesouro Estadual. O projeto  tem o objetivo de fortalecer a atividade da ovinocaprinocultura não apenas no município, mas em todo o território Chapada Vale do Itaim, por meio da ASCOBETÂNIA e COOVITA.

A criação de caprinos e ovinos, por ser uma excelente opção de negócio, ajuda a manter as despesas de muitas famílias de produtores rurais, pela geração de emprego e renda, apresentando-se como uma importante alternativa para o desenvolvimento econômico-social da região semiárida do Piauí. 

Regina Sousa autorizou construção de frigorífico | FOTO: Divulgação/Governo do Estado

“Essa era uma reivindicação feita pela entidades locais que agora será atendida. Não temos dúvidas que Betânia e região são um polo importante da ovinocaprinocultura e que merece nossa atenção. É a agricultura familiar que coloca comida na nossa mesa”, afirma a governadora Regina Sousa.

Segundo o diretor técnico do Projeto Viva o Semiárido da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), Clébio Coutinho, atualmente o município, através da ASCOBETÂNIA, comercializa em média 1.200 animais por mês diretamente para Teresina, onde são abatidos em parceria com frigoríficos locais.

“A construção do frigorífico será um grande avanço para favorecer a comercialização, que é uma das principais dificuldades das famílias da região. Além disso, o frigorífico vai possibilitar um maior valor agregado, através da comercialização de animais abatidos e inspecionados”, comenta.

Registrou-se no ato a presença dos vereadores de Betânia: André, Célia e Edvaldo e do presidente da Ascobetânia, Mirionaldo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES