Governo do Piauí estuda saída para chamar mais candidatos do concurso da PM

A PGE auxilia numa saída jurídica para uma revisão das provas do concurso realizado no ano passado, para que mais agentes possam ser convocados.

Piauí estuda saída para chamar mais candidatos do concurso da PM | Reprodução/Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo do Piauí entregou nesta sexta-feira, 17, a reforma e ampliação do 13º Batalhão da Polícia Militar, localizado no Residencial Jacinta Andrade. Na obra foram investidos R$ 197 mil, que foram aplicados na reforma geral, com extensão da unidade, melhorias na pintura e nas instalações hidráulica e elétrica, e também na construção do alojamento feminino.

Chico Lucas aponta esforço do Estado para ampliar efetivo (Foto: Régis Falcão)Segundo o secretário de Segurança, Chico Lucas, o governador Rafael Fonteles tem preocupação em garantir a segurança pública e com os servidores que fazem a Polícia Militar, uma instituição com a maior quantidade de profissionais, entre homens e mulheres, espalhados pelos 224 municípios. Para isso, o Governo estuda saídas, inclusive uma revisão das provas do concurso realizado no ano passado, para que mais agentes possam ser convocados.

"Uma das preocupações é reforçar o número de policiais com o concurso. Já temos 1.100 terminando o curso de formação, comandado pelo Coronel Scheiwan Lopes. Vamos ter o ingresso de mais de 2.900 ao longo dos 4 anos", diz Chico Lucas.

Na ocasião, ele agradeceu ao secretário de Justiça, coronel Carlos Augusto, que encaminhou as emendas. "Ele abraçou as pautas da Polícia Militar e estamos aqui muito mais para escutar a comunidade, já estivemos aqui para o Pelotão Mirim e agora voltando com uma obra", diz, enfatizando que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança, vai fazer mais investimento em infraestrutura. "Em todos os batalhões estamos fazendo esse planejamento para que tenhamos uma polícia equipada e estruturada com homens e mulheres qualificados para oferecer o melhor serviço para população piauiense", disse.

Governo do Piauí quer mais homens nas ruas (Foto: Régis Falcão)Para o interior, Chico Lucas disse que foi contratada a Universidade Federal do Piauí para fazer levantamento de todas as unidades policiais, seja Civil, Militar, Corpo de Bombeiros. 

"Nosso objetivo é que todas as unidades sejam reformadas e, além disso, o governador Rafael Fonteles fez grande investimento na PM e, em breve, vamos equipar todos os batalhões, todos veículos e policiais com rádio-comunicador e só este investimento em rádio vai custar cerca de R$ 45 milhões, justamente por ser um rádio digital, que concilia comunicação e localização, integrando também com a televigilância para que tenhamos segurança", disse, enfatizando que a segurança é prioridade número 1 do governador Rafael Fonteles.

O investimento para os rádios, o secretário disse contar com o apoio da bancada estadual, com todos os deputados, com o apoio do Coronel Carlos Augusto e do coronel Scheiwann, que fez contato com os deputados, que aprovaram a suplementação orçamentária. "Foi um dinheiro extra, além do orçamento que a PM já tinha, o governador aprovou e hoje assinaremos e faremos solenidade para mostrar que a segurança é prioridade", disse.

Sobre o diálogo, o secretário garantiu que há integração entre Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Justiça, Ministério Público e Tribunal de Justiça. 

"Aqui no Piauí, graças a Deus, o crime não está entranhado nas estruturas e todos os homens públicos são homens de bem e o que faltava era só organização e nosso líder, o governador Rafael Fonteles, é muito firme e vigoroso e tem chamado todos os atores para colaborar na solução desse problema da segurança", disse.

O secretário de Justiça, Coronel Carlos Augusto, disse que as forças de segurança no Piauí sempre trabalham em harmonia. "Não temos nenhuma dificuldade, seja de diálogo ou relação, com a Secretaria de Segurança, com a Polícia Civil ou Militar, Corpo de Bombeiros. Trabalhamos unidos com o objetivo de servir a população. Temos problema, presídios superlotados, mas temos um governador determinado a abrir novas vagas no sistema prisional e a reformar grandes partes das nossas unidades, como já tem autorizado a reforma da Penitenciária de Picos e até o próximo mês, o governador deve assinar a construção de um novo presídio em Buriti dos Lopes para desafogar Parnaíba", disse.

O secretário informou que a Penitenciária de Esperantina está pronta para ser inaugurada, passou por uma grande reforma, com abertura de mais de 100 vagas. "Então, a segurança pública tem muitas demandas, mas o importante é destacar a determinação do governador de fazer investimentos grandiosos na segurança e estruturar a nossa Polícia Militar, contratando mais de 1000 novos policiais neste ano e reestruturando o sistema penitenciário e de segurança pública por completo", disse.

O secretário diz que a solução na segurança pública não é a curto prazo, mas o Piauí verá a diferença dos investimentos feitos neste ano. "Daqui a 2 anos, todos poderão constatar a grande diferença em toda sua estrutura de segurança", disse.

Carlos Augusto disse que a PM tem feito muitas prisões, que acarretam na lotação do sistema penitenciário. "Mas temos planejamento, inclusive, com o Poder Judiciário, de medidas cautelares, de colocar mais tornozeleiras eletrônicas e deixar nos presídios quem realmente deve estar preso. Temos a missão de separar a população carcerária por nível de periculosidade e vamos fazer isso na nossa gestão", disse, enfatizando que a Sejus está trabalhando com a Defensoria Pública, com o Ministério Público e com o Poder Judiciário.

O secretário apontou ainda que dentro do seu plano de ação colocar a população carcerária para trabalhar e estudar, promovendo um programa de reeducação muito grande para que a população carcerária saia das unidades e não volte para o crime.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES