Governo do Piauí sanciona lei que obriga sessões de cinema para autistas

Pela lei fica definida ainda obrigatoriedade das salas de cinema do Piauí reservarem, no mínimo, uma sessão mensal a esse público.

Governo do Piauí sanciona lei que obriga sessões de cinema para autistas | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Rafael Fonteles sancionou lei que determina a realização obrigatória de sessões de cinema adaptadas às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus acompanhantes, no Piauí. A medida foi divulgada no Diário Oficial do Estado, de segunda-feira (13), e já está em vigor.

A lei nº 7.960, de 9 de fevereiro de 2023, substitui a lei nº 7.468, de 18 de janeiro de 2021. De autoria do deputado Franzé Silva (PT), a lei contemplava inicialmente apenas crianças e adolescentes. Com a alteração, os adultos também terão acesso às salas de cinema adaptadas.

Governo do Piauí sanciona lei que obriga sessões de cinema para autistas | Foto: Reprodução / ThinkstockPara se enquadrar na lei, as sessões deverão realizar adequações luminosas, do volume sonoro e da refrigeração do espaço, de forma que as pessoas com TEA se sintam mais confortáveis durante todo o filme.

Pela lei fica definida ainda obrigatoriedade das salas de cinema do Piauí reservarem, no mínimo, uma sessão mensal a esse público. Outro ponto da lei diz respeito ao acesso irrestrito dentro da sala de exibição, isto é, as pessoas terão liberdade para entrar e sair ao longo da sessão, sempre que desejarem. 

De acordo com o secretário de Estado para Inclusão da Pessoa Com Deficiência, Mauro Eduardo, a sanção da lei mostra o compromisso do Governo do Piauí na garantia dos direitos das pessoas com deficiência. “O acesso ao cinema, à cultura e ao lazer é um direito de todos. O Piauí tem sido referência no que diz respeito ao tema. Então, ficamos muito felizes com essa conquista. Ela nos dá cada vez mais alegria e autonomia para seguir trabalhando em prol da inclusão das pessoas com deficiência nas escolas, nos esportes, na saúde, no lazer e em todos os espaços”, disse.

Governo do Piauí sanciona lei que obriga sessões de cinema para autistas | Foto: DivulgaçãoO secretário reforçou, ainda, o Passe Livre Cultura, lei que dispõe sobre a gratuidade de entrada e acesso às pessoas com deficiência e seus acompanhantes aos cinemas, teatros, casas de espetáculos, estádios e ginásios esportivos.

CARTEIRA DE IDENTIFICAÇÃO DO AUTISTA

A Seid emite, ainda, a Carteira de Identificação do Autista (CIA), que determina o atendimento prioritário das pessoas com TEA nos serviços públicos e privados.

Para ter direito ao Passe Livre Cultura e à Carteira de Identificação do Autista, é preciso solicitar, diretamente à Seid. Para mais informações a respeito e sobre todos os serviços prestados pela secretaria, basta acessar ao site: http://www.seid.pi.gov.br/servicos.php.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES