Governo do Piauí terá novo Plano de Contas aplicado ao setor público

De acordo com o diretor da Unicon, Lucídio Primo, a implantação deve ocorrer de modo cuidadoso, objetivando a capacitação de todos os profissionais envolvidos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A partir de janeiro do próximo ano, o Governo do Estado do Piauí passará a adotar o novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), o principal intuito da transformação é aliar-se ao padrão condizente às Novas

Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBASC), que adequa-se ao que já é aplicado internacionalmente, apontando para a exigência da avaliação dos impactos nos negócios, nos sistemas de informação e das necessidades de treinamento e qualificação dos profissionais envolvidos na administração pública.

Para explanar as orientações da novidade, diversos gestores de órgãos e entidades, tal como representantes dos Poderes, estiveram reunidos com a equipe da Unidade de Controle Contábil (Unicon), para definir o processo de implantação do Plano, tendo sido convidados os dirigentes do Tribunal de Justiça, do Tribunal de Contas do Estado, do Ministério Público e representante da Comissão de Transição do Governo.

De acordo com o diretor da Unicon, Lucídio Primo, a implantação deve ocorrer de modo cuidadoso, objetivando a capacitação de todos os profissionais envolvidos.

"As novas adequações requerem treinamento e capacitação do pessoal que trabalha no setor financeiro e contábil do Estado no que se refere às novas NBCASP", inseriu. O treinamento da nova plataforma já deve ter início na primeira quinzena de janeiro.

Na reunião, foram apresentadas as mudanças ocorridas nos documentos do Sistema de Administração Financeira para Estados e Municípios (Siafem), além dos riscos e consequências que o Estado poderia sofrer caso optasse pela não implementação do Plano.

Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES