Governo egípcio aceita receber brasileiros que querem sair da Faixa de Gaza

O governo brasileiro providenciou ônibus para o transporte dos brasileiros até a fronteira egípcia

Ministro Mauro Vieira | Lula Marques/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Egito se comprometeu a receber cidadãos brasileiros que desejam deixar a Faixa de Gaza, conforme anunciado recentemente pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. De acordo com ele, a população confinada na região está programada para sair neste sábado (14) através da passagem de Rafah, na fronteira entre a parte sul de Gaza e o Egito.

"Os cidadãos brasileiros partirão neste ônibus, que os transportará amanhã [sábado]. Nossa proposta é que saiam e sejam levados para um aeroporto próximo à fronteira, onde uma aeronave da Força Aérea Brasileira estará aguardando", confirmou Vieira durante uma coletiva de imprensa após uma reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

O governo brasileiro providenciou ônibus para o transporte dos brasileiros até a fronteira egípcia e aguardava a autorização para atravessar a passagem de Rafah pelo país africano.

Após a reunião, Vieira condenou a violência no conflito entre Israel e o grupo palestino Hamas e fez um apelo para a criação de um corredor humanitário que permita a evacuação da população civil. "No final do dia, após os pedidos de membros do Conselho de Segurança, o Brasil continuará trabalhando em estreita colaboração com todas as delegações para alcançar uma posição unificada do conselho em relação à situação", afirmou.

Ele enfatizou que o Brasil, atualmente presidindo temporariamente o Conselho de Segurança das Nações Unidas, fará todos os esforços para evitar uma catástrofe humanitária. "O objetivo imediato é claro e urgente: prevenir mais derramamento de sangue e perda de vidas, além de tentar garantir acesso humanitário urgente às áreas mais afetadas", declarou.

O prazo dado pelo governo israelense para a retirada de 1 milhão de pessoas da parte norte da Faixa de Gaza expirou às 0h local (18h no horário de Brasília). As forças israelenses não esclareceram quando começarão a ofensiva armada na região.

Os brasileiros que estão sitiados na Faixa de Gaza podem deixar o território conflagrado no sábado (14). A expectativa foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores. O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, também confirmou a informação à Mônica Bergamo. "Está tudo certo com o Egito, que não se opõe à saída", afirma.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES