“Governo está ”até noturnamente“ atento à inflação”, diz Dilma

No discurso desta terça, Dilma defendeu “serenidade na condução econômica”

Avalie a matéria:
Dilma | G1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A presidente Dilma Rousseff disse nesta terça (26) que o governo está atento "diuturnamente e até noturnamente" à taxa de inflação e pronto para tomar medidas no momento em que julgar necessário.

"Todo aumento de inflação vai exigir que o governo tenha atenção especial sobre suas fontes e causas. Meu governo está diuturnamente e até noturnamente atento a todas as pressões inflacionárias, venham de onde vier, e fazendo permanente análise delas", declarou a presidente durante discurso na reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o chamado "Conselhão", em Brasília.

No dia anterior, questionada por jornalistas, a presidente afirmou ter "imensa preocupação" com a inflação e disse que travará uma luta "acirrada" contra a alta dos preços.

No discurso desta terça, Dilma defendeu "serenidade na condução econômica" e afirmou ter compromisso com o crescimento econômico e social, "pois é isso que gera emprego para milhões de brasileiros".

"É preciso ter serenidade. Estamos monitorando a evolução da economia e estamos prontos para tomar as medidas sempre que forem necessárias. Eu tenho o compromisso com o controle da inflação, pois sem ele não há desenvolvimento sustentável e eu cumpro meus compromissos", declarou.

Dilma reclamou da pressão sofrida pelos países emergentes, que, segundo avaliou, sustentaram a dinâmica econômica durante a crise mundial. Para ela, o elevado grau de liquidez mundial, com crescente entrada de dinheiro, impõe "uma grande pressão monetária sobre as economias em desenvolvimento".

"Os países emergentes , é bom que se reconheça, sustentaram a dinâmica econômica no pior momento da crise. Agora, são pressionados pela expansão intensa da liquidez internacional, geradora de desequilíbrios não só cambiais, mas também de desequilíbrios inflacionários", afirmou.

Infraestrutura

Para a presidente, é "melhor" enfrentar problemas decorrentes do crescimento do que problemas resultantes de depressão econômica.

Ela mencionou os aeroportos como exemplo de "bom problema". Segundo Dilma, o fato de a lotação dos aeroportos resultar de crescimento da demanda do país "exige que eles estejam prontos não para a Copa, mas para a imensa demanda da população que viaja de avião".

Para enfrentar essa situação, ela disse que o governo prepara projetos de médio e longo prazo. "Nós não fiicaremos passívos, olhando os problemas. Vamos enfrentá-los", declarou.

Antes da fala de Dilma, o ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, afirmou que o governo definiu as regras de concessão em três aeroportos do país, Viracopos, Guarulhos e Juscelino Kubistchek, em Brasília.

A medida serve para acelerar as obras necessárias para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2014. Relatório divulgado pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) revelou que as obras em 9 dos 13 aeroportos em cidades-sede da Copa não ficarão prontas a tempo par o Mundial.

Educação

A presidente também afirmou no discurso que o governo tem "grande preocupação" com a formação de estudantes, com a finalidade de torná-los futuros cientistas. Por isso, ela afirmou que, a exemplo de outros países, o Brasil passará a enviar mais estudantes para o exterior.

"Eu queria informar ao conselho que o governo tem a posição de, até 2014, chegar a 75 mil bolsas para financiar a presença desses nossos estudantes no exterior. E queria fazer um convite e um desafio aos senhores. Eu acredito que o setor privado pode comparecer com uma ajuda aos estudantes brasileiros e ao Brasil que nos permita chegar a cem mil bolsas em 2014 ", disse.

Pobreza

Dilma afirmou que o programa de erradicação da miséria, prometido pela então candidata durante a campanha eleitoral, será lançado "nas próximas semanas".

"Temos o desafio de colocar na pauta do Brasil, através de todos os mecanismos, a erradicação da pobreza extrema no nosso país", afirmou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES