Governo Federal adia pagamento do AFM

Pela quarta vez o Governo Federal adiou o pagamento do Apoio Financeiro aos Municípios (AFM), que estava programado para ser repassado ontem.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pela quarta vez o Governo Federal adiou o pagamento do Apoio Financeiro aos Municípios (AFM), que estava programado para ser repassado ontem, 20. para todo o país, serão R$540 milhões referentes a quarta e última cota do repasse, que corresponde ao mês de setembro do ano passado.

Primeiramente o Governo Federal anunciou que o pagamento seria feito ainda em outubro do ano passado. Em seguida, adiou para o início de dezembro e depois para o final do mês. Por fim, tinham definido que a nova data seria 20 de janeiro. Data esta que foi adiada mais uma vez para a próxima sexta-feira, 22.

O argumento do Governo Federal é que há a necessidade de editar uma medida provisória e também de que o Banco do Brasil solicitou um prazo de 48 horas para efetivar o pagamento. O deputado federal Júlio César (Dem) acredita que os constantes adiamentos são ocasionados por problemas de orçamento. ?Só estão disponíveis R$137 milhões. Por conta disso eles devem editar uma medida provisória abrindo crédito complementar?, explica.

Entretanto, o parlamentar acrescentou que a edição da MP deveria ter sido feita bem antes. ?Deixaram para fazer em cima da hora e agora há a necessidade de adiamento do prazo. Sabendo do problema, eles deveriam ter feito isso antes?, analisa.

O prefeito de Paulistana, Luís Coelho lembrou que o apoio financeiro faz parte de uma garantia dada pelo Governo Federal de que os repasses não seriam inferiores aos de 2008. ?Como teve a crise e as desonerações, os municípios ficaram prejudicados. O AFM é uma forma de compensar os municípios pelas perdas das desonerações. É a ajuda que os municípios precisam para sanar as despesas?, finaliza. (M.M)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES