Governo federal anuncia plano de preservação do Cerrado após desmatamento do bioma

Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, juntos, concentram 75% da área desmatada. Goiás e Mato Grosso tiveram as maiores quedas: 18% cada

Governo federal anuncia plano de preservação do Cerrado após desmatamento do bioma | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pelo quarto ano consecutivo, o desmatamento no Cerrado registrou um aumento, totalizando 11 mil km² no período de agosto do ano passado a julho deste ano, de acordo com dados do Prodes, o sistema de monitoramento por satélite do Inpe. Essa extensão devastada é quase o dobro do tamanho de Brasília.

O governo federal anunciou um plano de preservação do bioma em resposta a essa preocupante tendência. Embora tenha sido destacado que os atuais 3% de desmatamento representam um ritmo mais lento de destruição em comparação com o governo anterior, a persistência do aumento nos últimos quatro anos levanta sérias preocupações sobre a preservação do Cerrado.

A região mais impactada pelo aumento do desmatamento no Cerrado é a denominada Matopiba, abrangendo partes dos estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, que juntos respondem por 75% da área desmatada. Notavelmente, a Bahia experimentou um aumento significativo de 38% nesse período, enquanto Goiás e Mato Grosso registraram as maiores reduções, com quedas de 18% cada.

O Ministério do Meio Ambiente revela que mais da metade da devastação ocorreu em propriedades privadas, em conformidade com o código florestal. Para o Cerrado, a legislação exige que os proprietários rurais preservem entre 20% e 35% da vegetação nativa.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou que, apesar da recente redução do desmatamento na Amazônia anunciada no início do mês, o Brasil enfrenta um grande desafio em relação ao Cerrado na iminente COP28, a Conferência do Clima nos Emirados Árabes. A conferência está marcada para iniciar na quinta-feira (30).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES