Governo Federal está atento ao risco de colapso em Maceió, diz Alckmin

O coordenador-geral da Defesa Civil do Estado, coronel Moisés Melo, destacou que a ruptura pode afetar outras minas

Prefeitura de Maceió decretou situação de emergência | Divulgação Defesa Civil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou que o governo federal está vigilante e preparado para ações necessárias diante dos riscos de desabamento em Maceió, Alagoas. A Prefeitura de Maceió decretou situação de emergência devido ao iminente colapso de uma mina da Braskem.

Alckmin informou que os ministros Wellington Dias, do Desenvolvimento Social, e Renan Filho, dos Transportesforam enviados à capital alagoana para monitorar a situação. Representantes da Defesa Civil e do Serviço Geológico também estão presentes.

O governo de Alagoas relatou cinco abalos sísmicos na região da mina em novembro, alertando que um eventual desabamento pode resultar em grandes crateras. O coordenador-geral da Defesa Civil do Estado, coronel Moisés Melo, destacou que a ruptura pode afetar outras minas, provocando tremores em toda a capital.

O governador Paulo Dantas anunciou que equipes da Defesa Civil Nacional e do Sistema Geológico Brasileiro chegaram para avaliar a situação. Ele solicitou uma audiência com a Presidência da República para discutir o assunto.

A Defesa Civil municipal informou que a área está desocupada, recomendando precaução à população e embarcações. A Braskem afirmou que o sistema de monitoramento detectou microssismos e movimentações atípicas, adotando medidas preventivas.

As minas da Braskem em Maceió, originadas pela extração de sal-gema ao longo de décadas, estavam sendo fechadas desde 2019 devido ao afundamento do solo. O caso ficou conhecido após tremores em 2018, resultando em danos estruturais e interdição de bairros. Em julho, a prefeitura fechou um acordo de R$ 1,7 bilhão com a empresa devido ao afundamento, destinando os recursos a obras estruturantes e ao Fundo de Amparo aos Moradores (FAM).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES