Governo Federal finaliza proposta que proíbe militares em cargos políticos

Minuta do texto fala sobre despolitização de Exército, Marinha e Aeronáutica, e mira neutralidade das Forças

Governo finaliza proposta que proíbe militares em cargos políticos | Ricardo Stuckert/PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo do PT, durante o mandato de Lula, optou por submeter ao Congresso Nacional uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece novas diretrizes com o objetivo de proibir a presença de militares em serviço ativo das Forças Armadas na disputa eleitoral ou em cargos de alta hierarquia do Poder Executivo.

Na segunda-feira (28), o conteúdo da PEC foi estabelecido, resultado de uma coordenação entre o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro (PTB), e os líderes das Forças Armadas, incluindo Tomás Paiva (Exército), Marcos Olsen (Marinha) e Marcelo Damasceno (Aeronáutica). 

Um membro do partido aliado ao governo no Senado está programado para submeter o conteúdo do documento ao Congresso como relator; Jaques Wagner (PT), previamente ocupante do cargo de ministro da Defesa durante o governo de Dilma Rousseff, é considerado o candidato mais provável para essa função. 

A Folha de S. Paulo publicou partes do texto, revelando a intenção de desvincular as Forças Armadas de questões políticas. A proposta visa estabelecer que, com a restrição à participação de militares em serviço ativo em eleições ou em posições de destaque no Poder Executivo, seja obrigatório entrar na reserva caso tenham interesse em se candidatar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES